Ferramentas de CRM – Conheça as 5 melhores!
É totalmente recomendado atualmente que uma equipe de vendas trabalhe com ferramentas de CRM para otimizar a operação e gerenciar as ações de atendimento ao cliente.
Afinal de contas, um CRM traz vantagens, em especial porque reduz os custos operacionais da equipe de vendas, melhorando a comunicação e contribuindo para estratégias mais eficazes.
No entanto, existem muitas opções disponíveis hoje no mercado e é difícil escolher entre tantas.
Logo, com o objetivo de ajudar, abaixo estão as 5 melhores ferramentas de CRM.
Confira!
RD Station
RD Station é uma ferramenta desenvolvido pela Resultados Digitais, que é considerada a maior empresa de automação da América Latina.
A grande vantagem dessa ferramenta de CRM é a simplicidade e praticidade que ele traz, pois você consegue desenvolver ações rápidas, sem precisar gastar tempo realizar configurações burocráticas e manuais.
Além disso, o sistema é de fácil uso, todo em português, o que é uma vantagem e tanto para quem não conhece bem o inglês.
No mais, o RD Station tem um plano gratuito, onde não existem limitações de recursos, o que é bem interessante para quem está começando e precisa de uma plataforma eficiente.
Lead Lovers
A Lead Lovers conta com um CRM de vendas integrado, que mostra as melhores oportunidades de fechar negócios e ainda identifica em qual etapa do processo do funil o lead está.
Além disso, essa ferramenta ainda com ações de automação de marketing, como envio de e-mail marketing, por exemplo.
Hoje é possível usar a Lead Lovers através da contratação de um dos seus planos, que apresentam limites de leads e outras funcionalidades úteis para a sua empresa.
Pela facilidade de uso, por ter o sistema e suporte todo em português essa é uma das mais recomendadas.
Pipe Drive
A Pipedrive é certamente uma excelente ferramenta de CRM, sendo considerada uma das melhores opções do mercado.
Afinal, ela conta com vários recursos, como:
- Gerenciamento do funil de vendas;
- Integrações com e-mail marketing;
- Painéis para criação;
- Acompanhamento de atividades;
- Metas de equipe, etc.
Comparada com as demais, um dos grandes diferenciais da Pipedrive é que você consegue integrar com mais de 100 sistemas.
![hubspot](https://i1.wp.com/empreendedordoturismo.com.br/wp-content/uploads/2020/10/hubspot.png?resize=800%2C325&ssl=1)
Hubspot
O HubSpot é uma plataforma já conhecida por trazer ferramentas de marketing digital úteis e eficazes, mas ele conta também com um CRM grátis que pode ser utilizada pela sua empresa.
Inclusive, é possível utilizar o CRM da HubSpot em conjunto com vários softwares de marketing.
No mais, o uso é simples, basta que você adicione o nome e e-mail de um contato que a plataforma, de maneira automática, busca por informações desta pessoa.
Ainda é possível usar o HubSpot CRM para procurar por informações sobre uma empresa digitando seu domínio.
Agendor
Por fim, para finalizar a lista de ferramentas de CRM, está o Agendor, ideal para empresas pequenas, uma vez que ele tem como objetivo aprimorar todo o sistema e obter mais oportunidades de fechar negócios.
Tudo isso é feito com recursos úteis de acompanhamento do progresso individual de cada lead, além de lembretes.
O Agendor é grátis para 2 usuários, tendo um limite de 1000 empresas, 150 negócios cadastrados, 100 pessoas e 2 gigas de armazenamento.
![CRM](https://i1.wp.com/empreendedordoturismo.com.br/wp-content/uploads/2020/11/CRM.jpg?resize=1080%2C624&ssl=1)
Alternativas improvisadas
Ainda existem alternativas improvisadas de ferramentas de CRM que podem ser úteis para o seu negócio. Confira abaixo!
Trello
É possível usar o Trello como uma ferramenta de CRM, pois ele permite que você organize todo o processo de vendas em uma sequência de cards.
Dessa maneira, você sai da primeira até a última etapa, onde cada card tem tarefas a serem desenvolvidas, funcionando como uma espécie de cronograma.
Portanto, o Trello pode facilmente se tornar uma ferramenta de CRM para o seu negócio.
Planilhas do Google
A ferramenta Planilhas do Google é também uma das alternativas que você pode utilizar como um CRM.
Para isso, basta que você crie um fluxo, inserindo na planilha alguns dados como:
- Nome do lead;
- Contato;
- Acompanhamento e demais dados que você acreditar ser útil.
Dessa forma, é possível monitorar os leads que estão entrando e os resultados que você for obtendo com cada um deles.
Para tornar ainda mais eficiente, você pode automatizar as planilhas do Google para que os cálculos sejam feitos automaticamente.
![gestão de desempenho](https://i1.wp.com/empreendedordoturismo.com.br/wp-content/uploads/2020/11/gestao-de-desempenho.jpg?resize=1080%2C720&ssl=1)
Conclusão
Ter uma ferramenta de CRM é fundamental para o crescimento do seu negócio, pois permite que você acompanhe a jornada do cliente e encontre assim excelentes oportunidades de negócio.
Além disso, ela aumenta a eficiência das suas operações e otimiza processos que antes eram mais burocráticos.
Logo, escolha entre as ferramentas mencionadas aquela que melhor atende as suas necessidades.
Redação
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