fbpx
Escolha uma Página

Já parou para pensar que os influenciadores de viagem podem ajudar a sua pousada, agência de turismo ou operadora local a captar mais clientes?

São poucas empresas que atualmente investem em parcerias com esse importante segmento da comunicação e percebem que os consumidores recorrem a blogs, vídeos e artigos de experiências vividas pelos influenciadores para decidirem suas viagens.

Os influenciadores de viagem podem auxiliar na divulgação do seu negócio, fazendo indicações e atraindo pessoas interessadas nos serviços, e consequentemente aumentar as vendas na sua empresa. 

Considere que, para uma relação sólida e de sucesso, essa deve ser uma uma relação do tipo ganha x ganha, ou seja, todos os lados se beneficiam.

É o tipo de parceria que é positiva para o blogueiro que ganha para vivenciar uma experiência, e pode trabalhar falando a respeito disso nas suas mídias, assim como é positivo para a empresa que é divulgada para um público qualificado.

Conheça as vantagens e dicas para firmar parcerias:

Vantagens de Trabalhar com Influenciadores de Viagem

A parceria entre influenciadores de viagem e empresas de turismo, se bem planejada pode contribuir para o crescimento de todos os envolvidos.

Esses influenciadores possuem uma audiência composta por pessoas segmentadas pelo interesse em viagens e experiências. E é natural que esses seguidores queiram usufruir dos mesmos serviços e visitar os mesmos destinos aproveitando todas as indicações que recebeu.

Com as indicações sendo feitas, o público que confia e gosta das experiências daquele profissional procura aproveitar as dicas para vivenciar uma experiência que se assemelhe muito ou que seja idêntica àquela que teve oportunidade de visualizar no blog, instagram, youtube, etc.

Considerando esse aspecto, fechar esse tipo de parceria é um meio de divulgação muito interessante, não só para uma empresa em específico, mas possivelmente para outras empresas da região

Essa parceria é positiva para a sua marca conquistar uma ampliação de seu próprio público, possibilitando o ganho de seguidores através dessa divulgação, e para o blogueiro que também pode ter o nome divulgado nas mídias da empresa.

Conheça aqui alguns motivos para você começar a usar essa estratégia:

  • Audiência engajada
  • Maior alcance
  • Público segmentado
  • Diversificação nos canais de comunicação
  • Aumento da produção de conteúdo
  • Resultados mensurados
  • Custo negociável

Influenciadores tem uma conexão forte com o público, e os seguidores os enxergam como amigos dando conselhos sobre algo. Dessa forma suas indicações têm um grande poder e podem contribuir bastante com o sucesso do seu negócio.

Ou seja:

Os influenciadores de Viagem têm confiança e credibilidade, as pessoas acreditam no que eles falam, e eles despertam o gatilho mental da prova, ou seja, alguém dizendo com todas as letras que a sua marca é boa.

11 dicas para fechar parcerias com Influenciadores de Viagem

1. Selecione profissionais que tenham Semelhança com seu Público

Para que a parceria seja positiva para ambos os lados, é preciso saber selecionar seus parceiros. De nada adianta receber dúzias de influenciadores em seu estabelecimento se eles não são os profissionais mais indicados para o seu negócio.

É importante perceber que esse tipo de parceria visa aproveitar o público qualificado do influenciador para alcançar os objetivos de sua marca.

Se você tem uma pousada por exemplo, precisa fechar negócio com um profissional que tem público interessado no tema.

Caso um blogueiro do segmento de comidas e bebidas venha se hospedar em sua pousada e crie um post sobre o café da manhã do local, por exemplo, isso não significa que o público dele vai se interessar em viajar para ter a mesma experiência.

Considerando o desejo pelo público qualificado desse profissional, cabe a você tomar alguns cuidados para que a parceria seja realmente eficaz!

2. Defina o seu Objetivo com essa parceria

O primeiro passo para obter sucesso nessa relação é entender qual é o objetivo da sua marca em relação a essa parceria.

É preciso definir um objetivo, seja aumentar a visibilidade de sua empresa, aumentar o envolvimento com o público, vender pacotes pontuais, trabalhar um público regional, etc.

De olho nesse objetivo será possível identificar um influenciador que tenha o público ideal para obter tal resultado.

Se o objetivo é aumentar seu alcance na região, por exemplo, cabe identificar micro influenciadores locais, que são mais engajados com esse público que costuma ser deixado de lado pelas grandes ações de marketing.

Ao trabalhar com esse influenciador que tem um canal de comunicação direta com o público desejado, a tendência é que essas pessoas passem a conhecer sua marca e algumas se engajem com sua empresa.

3. Analise os perfis no Instagram

Após definir o objetivo dessa relação de parceria, é hora de buscar influenciadores com o perfil desejado para sua empresa.

Observe além de número de seguidores, visualizando as interações nesse perfil, veja se o profissional tem muitos comentários e se ele interage com os seguidores.

Sempre é preciso lembrar que, por mais que um número elevado de seguidores seja interessante para divulgar sua empresa em massa, também é preciso gerar engajamento. Por isso mesmo, é importante analisar os outros dados desse perfil como a qualidade das postagens, e se a forma de comunicação condiz com sua marca. 

Considerando esse aspecto, não adianta somente ter um número elevado se essas pessoas não interagem com o influenciador.

4. Não fique restrito a um Influenciador de Viagem

Cabe a sua empresa escolher diversos perfis que interessam de acordo com o objetivo traçado para tal parceria. Após ter tomado a decisão sobre quais são os influenciadores ideias, é hora de enviar uma mensagem para iniciar a negociação de uma parceria entre a sua marca e o influenciador.

É natural que algum dos perfis que foi escolhido não responda ou não tenha disponibilidade para fechar a parceria dentro do período desejado para ser efetivo para sua marca. 

Justamente devido a possíveis conflitos de agenda ou até mesmo falta de interesse do blogueiro selecionado, não é indicado selecionar apenas um perfil.

O ideal é que você entre em contato com mais de um profissional para verificar as condições para fechamento dessa parceria. E a partir desse diálogo com diferentes profissionais consiga elencar qual será o parceiro de seu negócio.

5. Verifique Alinhamento de Marcas

Algo que muitas vezes é deixado de lado, verificar o alinhamento de marcas é crucial para uma parceria interessante para ambos os lados.

Por exemplo, se o influenciador é um jovem mochileiro, e o seu principal público da empresa seja constituído por famílias com crianças. Existe nessa relação um conflito de perfis e provavelmente os seguidores de ambas as marcas irão notar essa incoerência. Nesse caso a divulgação não será tão efetiva quanto poderia.

Por isso que é tão importante analisar muito bem os perfis com os quais irá buscar relações de parcerias, possibilitando que durante a análise todos os fatores que poderiam gerar conflito sejam analisados.

Esse zelo contribui para que a divulgação seja mais efetiva e tenha mais resultados, além de passar para os seguidores das duas marcas mais veracidade.

6. Entenda que é um Trabalho de Divulgação

É importante que a sua empresa tenha consciência de que o influenciador trabalha com viagens e divulgações, por isso, é natural que ele cobre ou solicite vantagens e trocas por serviços que a empresa oferece.

Essa possibilidade de troca costuma existir com perfis menores, quando o influenciador ainda está conquistando público. Já os influenciadores com perfis maiores costumam cobrar valores relevantes por seu trabalho.

Pensar nesse aspecto da negociação é fundamental para que sua empresa esteja preparada para que a parceria seja positiva para ambos os lados.

7. É importante definir Metas

Quando a sua empresa fecha uma parceria, mesmo que o influenciador não cobre um valor para divulgar a sua marca, existe um custo para recebê-lo.

Esse divulgador estará usando um quarto do estabelecimento, ou fazendo algum passeio, e possivelmente e usufruindo de toda a estrutura.

Pensando nesse aspecto de custo, é importante entender que se trata de um investimento para ambas as partes. E por ser um investimento ambos devem ter metas a cumprir.

Até mesmo quando a meta não é alcançada, ela é um importante parâmetro para que se possa identificar quais foram os erros que levaram a parceria a não atingir o resultado pretendido.

Por isso é importante que toda parceria feita entre sua empresa e um influenciador de viagem tenha metas claras. Somente com metas bem definidas será possível entender erros e acertos da parceria para que os resultados possam ser medidos e acompanhados.

Ao ter clareza sobre quais foram os resultados obtidos com a parceria, é possível definir novas estratégias para parcerias futuras, além de ser possível entender com base nesses dados, qual o tipo de divulgação que funciona melhor para sua empresa.

8. Negocie com parceiros para a contratação do Influenciador

Durante a negociação é muito importante ter consciência de ambas as partes que o influenciador foi contratado para um trabalho sério.

Todo influenciador precisa ter conteúdo para trabalhar e nesse caso é natural que ganhar hospedagem, alimentação e passeios gratuitos em troca de divulgação dos serviços. Ainda, dependendo no nível de profissionalismo e influenciador ele ainda pode cobrar para o trabalho.

Uma alternativa para a empresa distribuir esses custos é encontrar outros parceiros locais para que a viagem saia com um custo mais baixo. Por exemplo, pousadas, operadores locais e restaurantes podem se unir em troca de uma divulgação de vários conteúdos sem um grande investimento financeiro.

É por isso que, a parceria entre negócios locais e influenciadores de viagem estabelece uma relação ganha x ganha com um custo negociável, e todas as partes podem ser beneficiadas.

9. A equipe da Empresa deve estar preparada

É importante observar nessa relação que, a divulgação sendo feita de maneira adequada reflete em maior demanda para a equipe da empresa.

Quando a divulgação for feita sua equipe precisa estar preparada para atender dúvidas dos seguidores desse influenciador.

Se a equipe não está sabendo dessa ação de publicidade e preparada para receber uma demanda de dúvidas, comentários e até mesmo ligações para reservas, possivelmente essa divulgação não irá converter em resultados financeiros.

O ideal é deixar tudo muito alinhado entre a sua empresa e o influenciador, para que assim o resultado esperado seja atingido e ocorra uma boa conversão em vendas.

10. Escolha estrategicamente o momento da parceria

Quando o assunto é viagem, os destinos possuem uma alta temporada natural em determinados meses do ano. 

Considerando que a alta temporada é o pico de vendas da empresa, avalie se o momento ideal para receber esse influenciador e trabalhar a parceria é em períodos de alta, ou quando a baixa se inicia.

É melhor fazer a divulgação em períodos de menor movimento para incentivar mais reservas, ou trabalhar também na alta trazendo uma maior exposição a marca?

Essa decisão vai depender dos seus objetivos, metas e condições financeiras, mas deve ser levada em conta.

11. É uma estratégia que não funciona apenas no curto prazo

Na hora de escolher estrategicamente o período para fechar essa divulgação de seu negócio, considere também o tipo de conteúdo que o influenciador irá fazer.

É preciso perceber que, em casos de influenciadores que produzem vídeos por exemplo, essa postagem não será apagada e é um conteúdo que pode ser acessado meses após sua publicação.

Diferentemente da postagem que é feita apenas no feed do Instagram ou Facebook e que costuma ficar esquecido dia após ter sido publicado, ou mesmo stories que saem do ar no mesmo dia.

Considerando essas diferenças, é importante entender que obviamente haverá um resultado de curto prazo em qualquer tipo de divulgação. Mas não se esquecendo que existem diferenças nos resultados a depender da forma que essa postagem é feita.

Os conteúdos em vídeo e blog post costumam apresentar performance mais duradoura do que os conteúdos em fotos nas redes sociais. Sendo importante que isso esteja previsto no planejamento da divulgação para que se possa estabelecer metas alcançáveis para a divulgação.

Todo negócio pode fechar esse tipo de parceria?

Sim! Independentemente de qual seja o porte da sua empresa, fechar parcerias de divulgação é uma boa forma de conquistar visibilidade.

É por isso que podemos considerar esse tipo de parceria como benéfica para todos os envolvidos. Se a sua empresa deseja fazer esse tipo de estratégia, com os cuidados indicados ela será melhor executada.

O que possibilita sucesso para o blogueiro construir novos conteúdos e também para a sua empresa que ganhará uma excelente divulgação.

Redação

Produtores de Conteúdo

Equipe de redatores e pesquisadores parceiros

Conecte-se nas nossas Redes Sociais

Isenção de Responsabilidade

Todas as informações contidas nesse Blog são provenientes de pesquisas, estudos, experiências e tem o objetivo de contribuir com informações, insights e sacadas que possam, ou não, ser aplicadas de acordo com cada realidade.

Apesar do esforço para garantir a qualidade das informações, nenhum conteúdo oferece garantias de resultados e não devem ser considerados como verdades absolutas.

Todos os nomes ou referências de marcas, produtos e serviços mencionados são de propriedade de seus respectivos donos.

%d blogueiros gostam disto: