fbpx
Escolha uma Página

Estratégias de venda no turismo, das mais básicas e simples de implementar, até as mais elaboradas para turbinar os resultados.

O objetivo desse post é sugerir estratégias de vendas no turismo que podem ser facilmente aplicadas no dia a dia sem grandes investimentos, mas também apresentar estratégias mais avançadas que podem trazer um excelente retorno.

Leia cada uma delas com atenção e escolha aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio. Isso certamente será um passo importante para gerar resultados!

1. Promoções exclusivas

Os consumidores sempre tem interesse por promoção, então cabe a você saber usar isso ao seu favor. Crie promoções exclusivas que tenham uma data limite e divulgue-as o máximo possível.

Isso será o suficiente para gerar um grande incentivo de compra em seus clientes e trazer urgência para aproveitar a oportunidade.

2. Cartão-presente

Muitas vezes um cliente não sabe exatamente o que quer comprar ou quando deseja usufruir da viagem, ou mesmo gostaria de presentear alguém.

Uma boa forma de efetuar uma venda rápida é justamente dando a oportunidade dele comprar um voucher neste momento, porém deixando o prazo de utilização em aberto.

O envio de um cartão-presente com um bom desconto ou com algum tipo de benefício é uma estratégia que costuma dar muito certo em diversos modelos de negócios!

3. Programas de Fidelidade

Programas de fidelidade podem ser uma grande ferramenta para que você consiga aumentar as vendas no turismo em um curto prazo e conseguir monetizar ainda mais o mesmo cliente.

Isso acontece porque as pessoas que fazem parte desse tipo de programa costumam se sentir mais confortáveis para realizar novas compras, visto que terão benefícios claros com o programa.

4. Utilize Gatilhos Mentais

Utilizar Gatilhos Mentais que sejam capazes de gerar a sensação de urgência e escassez é algo fundamental para que você consiga melhorar suas estratégias de vendas no turismo em um curto prazo. 

Consumidores que percebem que existe uma boa oferta, ou que um produto logo não estará mais disponível acabam tendendo a comprá-los, muitas vezes por impulso.

Se você quer saber como usar os gatilhos mentais, temos um post aqui no Blog falando sobre isso. Vale muito a pena conferir!

Leia também: Como Usar Gatilhos Mentais no Turismo

5. Aposte em ofertas de nicho

Esqueça a ideia de oferecer todo o tipo de coisa para todo mundo. Trabalhe ofertas e promoções focando em apenas um único nicho e coloque os seus esforços ali naquele momento.

Ofertas segmentadas tendem a ter uma conversão muito maior, principalmente por conta da grande especificidade que possuem. A comunicação e a criação de campanhas fica mais assertiva.

6. Invista na Automação de Marketing

automação em marketing tem o objetivo de aumentar a eficiência de captação de clientes e vendas, e reduzir tarefas manuais preparando a empresa para atuar de forma mais personalizada e escalável com quem interage com a empresa nos diversos canais online.

Muito do que é feito manualmente pode ser automatizado, e cada ferramenta de automação oferece diferentes funcionalidades e benefícios, contribuindo para uma atuação comercial mais inteligente e assertiva.

Para evoluir seu negócio e suas estratégias de venda no turismo, certamente esse é um recurso que pode fazer grande diferença.

Confira nesse post as plataformas de Automação de Marketing que julgamos ser as melhores.

7. Utilize o Storytelling

O Storytelling de forma simples, é uma técnica que permite a alguém contar estórias de maneira interessante e valorosa para o seu respectivo público.

E como isso pode te ajudar a vender?  

As pessoas acabam se sentindo mais propensas a comprar quando são convencidas através de uma boa história. Se você souber aplicar este princípio na comunicação da sua empresa, as vendas podem decolar em um curto prazo!

Por exemplo:

Histórias dos clientes que utilizaram seus serviços e como foram as experiências vividas;

A história da sua empresa e o porque ela trabalha com esse segmento de público. 

Para saber mais sobre storytelling no turismo você pode saber um pouco mais nesse post do Blog Turismo e Inovação

8. Entregue muito valor ao seu cliente

Ao mostrar para os seus clientes que comprar de você pode trazer diversos benefícios a eles, é bem provável que os mesmos se tornem clientes recorrentes, tenham uma experiência melhor, avaliem melhor seus serviços e possam te indicar para outros amigos..

Até porque, quem não gosta de ser beneficiado de alguma forma?

Ao invés de tentar empurrar produtos comece a vender benefícios. Isso certamente irá te ajudar muito!

9. Respeito o momento de compra do cliente

Muitas vezes o possível cliente está numa fase inicial da sua jornada de compra, está buscando saber mais informações ou ainda se decidindo sobre outras questões.

Suas estratégias de venda no turismo precisam ter como principal objetivo serem capazes de impactar o seu cliente na hora certa e no momento certo.

Entendo isso, quando chegar o momento de dar um passo a mais, ele terá uma propensão muito maior de pensar na sua empresa para a compra e futuras indicações.

10. Faça com que o Marketing e as Vendas trabalhem juntos

Muitas empresas acabam gerindo o setor de Marketing e o setor de Vendas de forma completamente separada.

Marketing é tudo o que você faz para gerar o interesse e trazer o contato para o time e vendas, que deve dar continuidade a partir do momento que o interesse da compra é gerado.

Atualmente, os dois setores estão cada vez mais integrados, principalmente nas pequenas empresas. Entender e planejar os processos de como as ações se conectam vão trazer vantagens para melhorar suas estratégias de vendas no turismo.

11. Crie Metas Específicas

A criação de metas específicas é fundamental para que seja possível melhorar suas estratégias de vendas no turismo.

Afinal, como se espera aumentar o número de vendas se nem ao menos se têm uma direção de quanto deve ser esse aumento?

Comece a pensar e defina de forma clara quais são as metas de venda em curto prazo e o que deve ser feito para que elas sejam alcançadas.

12. Peça indicações para seus clientes atuais

Criar uma boa rede de indicações é algo relativamente simples, mas que muitos negócios deixam de fazer.

Contudo, não há como negar que cada cliente seu certamente pode te indicar para mais pessoas, e trazer novos compradores que sua captação não está atingindo.

A indicação mostra satisfação de quem usufruiu da viagem, e confiança para quem recebe a indicação. Esse efeito é exponencial e uma das ótimas estratégias de vendas no turismo.

Ofereça benefícios para incentivar as indicações dos seus clientes.

13. Faça parcerias com influenciadores de viagem

Provavelmente existem diversos influenciadores na sua região que podem acabar sendo de grande valia para a sua marca.

Esses influenciadores não precisam ter milhões de seguidores. Pessoas relativamente conhecidas já podem trazer bons resultados.

Entre em contato com elas e proponha parcerias que sejam interessantes e lucrativas para todos os envolvidos.

Isso é algo muito simples de se fazer e que pode gerar diversas vendas em um curto prazo, principalmente por conta da grande autoridade que um influenciador possui.

O melhor de tudo é que o custo dessa estratégia pode ser muito baixo e através de permuta, o que mantém sua estrutura enxuta.

Veja nosso post sobre como fazer parcerias com influenciadores digitais

14. Crie eventos online

A criação de eventos online costuma ser muito útil pois possibilita que você alcance um grande número de pessoas de uma única vez.

Geralmente esses eventos possuem um poder muito grande de atração por conta da sua fácil oportunidade e também pela facilidade em se conseguir novos leads dentro da Internet.

Você não precisa gastar muito dinheiro ou montar uma grande estrutura para fazer isso. Na verdade, realizar uma série de lives ajudando seus clientes em algum quesito já pode ser o suficiente para deixar sua audiência pronta para comprar.

15. Trabalhe com venda ativa

Trabalhar com venda ativa é algo que acaba gerando muitas oportunidades, embora que muitos negócios tenham a tendência a esperar as pessoas entrarem em contato.

Ao invés de só esperar os contatos entrarem em contato, uma captação ativa também pode gerar excelentes frutos. 

Conforme os contatos vão acontecendo novos negócios vão sendo fechados e todo o processo se torna mais simples. Por conta disso, apostar nesse método é uma das estratégias de vendas no turismo que podem gerar resultados a curto prazo.

16. Desenvolva um Sistema de Vendas

Mesmo em curto prazo, uma estrutura de vendas mais inteligente pode ter grande impacto.

Isso acontece principalmente porque uma estrutura mal otimizada costuma gerar diversos problemas, como perda de clientes e até mesmo um atendimento inadequado.

Mas bem, a grande pergunta é, como fazer isso?

Aqui no Blog nós temos diversos posts, através dos quais você pode aprender mais sobre como conseguir desenvolver esse tipo de estrutura.

Com algumas horinhas de leitura você será capaz de entender melhor como criar uma estrutura mais eficaz para aumentar as vendas.

Algumas leituras recomendadas do nosso Blog:

Marketing de Conteúdo no Turismo

Tenha mais resultados com as Redes Sociais

Marketing de Afiliados no Turismo

Dicas do Instagram para Vender Viagens

Utilize o Google Meu Negócio no Turismo

Como criar um blog de Viagens

17. Ative clientes antigos

Ativar clientes antigos é uma maneira simples e prática de se conseguir fazer vendas mais rapidamente.

Afinal, esses clientes já fizeram negócios com você e, portanto, tendem a possuir maior confiança na sua empresa.

Dessa maneira, diversas etapas podem ser puladas e tudo acontece mais rapidamente, e com um menor custo de venda e tempo de atendimento.

Além disso, é importantíssimo que essa ativação de clientes antigos seja algo natural na empresa. Eles devem sempre ser lembrados com todo o tipo de conteúdo de valor, para que no momento da compra seja ainda mais fácil vender para eles.

Esse tipo simples de mudança é capaz de promover um impacto significativo e uma das estratégias de vendas no turismo que não podem faltar no seu negócio.

Existe muito dinheiro nos seus clientes antigos!

18. Faça Upsell

Certamente você já fez alguma compra e recebeu a oportunidade de comprar um item adicional ou mesmo uma melhor versão.

Pois bem, isso é um Upsell. Nesse método de vendas, você utiliza uma oportunidade em aberto para aumentar o valor da sua venda.

Certamente você já possui diversos clientes no seu negócio atualmente, não é mesmo? Mas o que te impede de oferecer pacotes maiores e ou melhores para eles?

Por exemplo um pacote de hospedagem em quarto padrão, é transformado em um quarto superior. Ou um passeio com nada incluso, se transforma em tudo incluso..

Se isso for feito da maneira certa, existe uma grande chance de fechar e aumentar os negócios.

Tudo o que você precisa fazer é realizar essa oferta e então analisar para melhorar cada vez mais esse processo.

Essa é uma ótima alternativa para aumentar o ticket médio e o lucro gerado em cada venda.

19. Faça Cross-sell

Já o Cross-Sell se resume basicamente a venda cruzada. Isto é, o seu cliente comprou algum produto e você então irá oferecer a ele uma oportunidade de compra relacionada a esta primeira.

Por exemplo: Ele reserva um pacote de hospedagem, e é oferecido um passeio, traslado, ingressos, etc.

Isso irá lhe gerar mais vendas pelo simples fato de que a cada venda que for realizada, haverá a oportunidade de vender ainda mais produtos.

Ou seja, a adoção dessas estratégias de vendas no turismo podem aumentar suas vendas em um curto período de tempo.

20. Invista em Copywriting

O Copywriting é um método de escrita persuasiva usado há muito tempo nos EUA.

Com o Copywriting você conseguirá criar mensagens poderosas que certamente vão impactar as pessoas que acompanham sua empresa.

Através de campanhas em redes sociais, blogs, sites, e e-mail Marketing você poderá efetuar novas vendas com mais facilidade do que imagina. 

Conheça mais sobre técnicas de Copywriting no nosso Blog

21. Faça parcerias com outras empresas

Durante muito tempo as empresas se enxergavam só como concorrentes. Em outras palavras, elas não queriam se envolver muito com outras empresas, principalmente porque isso dava a impressão de que alguma informação poderia ser vazada ou algo do tipo.

Contudo, os tempos mudaram e hoje em dia a colaboração é a palavra da vez.

Ao fazer parcerias com outras empresas você pode acabar conseguindo vender mais sem precisar fazer tanto esforço. 

Um rede de hotéis pode fazer uma boa parceria com uma agência de viagens, de forma que ambas possam sair ganhando.

Quando esse tipo de estratégia é utilizada, os custos caem para ambas as empresas ao mesmo tempo em que elas se tornam capazes de se tornarem mais relevantes dentro do mercado.

Conclusão

Aplique essas técnicas de venda no seu negócio e veja como elas podem trazer resultados rápidos  e impressionantes.

Investir em estratégias de venda no turismo é algo mais simples do que você imagina e está totalmente sobre o seu controle.

Redação

Redação

Profissionais e parceiros especialistas em conteúdo Web

Conecte-se nas nossas Redes Sociais

5 Melhores Ferramentas de CRM

5 Melhores Ferramentas de CRM

Ferramentas de CRM reduzem custos operacionais da equipe de vendas, melhoraram a comunicação e tornam estratégias mais eficazes. Conheça as principais!

Isenção de Responsabilidade

Todas as informações contidas nesse Blog são provenientes de pesquisas, estudos, experiências e tem o objetivo de contribuir com informações, insights e sacadas que possam, ou não, ser aplicadas de acordo com cada realidade.

Apesar do esforço para garantir a qualidade das informações, nenhum conteúdo oferece garantias de resultados e não devem ser considerados como verdades absolutas.

Todos os nomes ou referências de marcas, produtos e serviços mencionados são de propriedade de seus respectivos donos.

Créditos de Imagem

Listing Management Tool
%d blogueiros gostam disto: