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Por que usar Google Ads para empresas de turismo?

No vasto universo digital, não basta só ter um site com layout bem estruturado, também é preciso gerar tráfego e atrair pessoas para seus serviços e produtos.

Para isso é muito importante conhecer e dominar ferramentas como o Google Ads, uma plataforma altamente eficiente e dedicada a publicidade, na qual, através de pagamentos, os anunciantes conseguem dar mais visibilidades a conteúdos em texto, vídeos, informações sobre produtos, etc.

O uso desse tipo de ferramenta pode ser um grande impulsionador de vendas e contatos para agências de turismo, operadoras de viagem, hotéis e pousadas.

Tipos de anúncio do Google Ads

Antes de saber como usar o Google Ads para empresas de turismo, é preciso conhecer os tipos de anúncio que podem ser criados para potencializar a visibilidade da sua marca na Internet.  

Rede de pesquisa

Um dos primeiros tipos é o anúncio na rede de pesquisa, considerado o formato mais simples e famoso do Google Ads. Eles são formados basicamente por textos e aparecem com a palavra “anúncio”, deixando claro que sua exibição é fruto de um investimento publicitário.

São aqueles anúncios que aparecem quando você faz a busca por algum termo, e aparecem acima dos resultados orgânicos.

Rede Display

O segundo tipo de anúncio é o de rede Display, um pouco mais complexo que o anterior. Ao invés de ter somente texto, ele será visualizado em formato banner, também passando a ser encontrado em blogs, sites de notícias, portais e etc.

Google Shopping

Para quem trabalha com a venda de produtos online e tem e commerce, uma forma de fazer anúncios bem interessante é o Google Shopping, que permite a geração de um tráfego maior para sua página, aumentando, em consequência, as suas chances de conversão em vendas.

Anúncios no Youtube

Já no Youtube, é possível fazer sua inserção de anúncio, de acordo com nicho ou segmento, antes ou durante a exibição de determinado vídeo.  Nessa mídia social em específico, se pode aplicar anúncios no formato banner gráfico, em vídeos que permite ‘pular a sua visualização’, além dos cartões patrocinados, que são úteis para trazer informações relevantes para o espectador. 

Investir no Youtube pode representar um grande diferencial para sua marca, pois essa mídia têm desde 2017, uma elevada taxa de crescimento, sendo o meio preferido dos usuários para assistir e acompanhar conteúdos em vídeo. 

Motivos para investir em Google Ads

Em mercados altamente competitivos como o de viagens, em que a atenção do leitor é disputada cada vez mais por diferentes produtos e serviços, não apenas de pequenas, mas também de marcas de médio e grande porte, de blogs e agências online, é preciso ter uma estratégia bem assertiva para ganhar destaque.

O primeiro passo para conseguir se destacar é que a marca entenda muito bem sobre o comportamento do seu público. 

Sem o entendimento da jornada de compra do viajante, do perfil, hábitos, preferências, estilo, canais que acessa, perfil de busca e termos que usa não é possível ter uma estratégia de conteúdo digital efetiva.

8 motivos para você começar a investir em Google Ads:

1. Direcionamento do seu conteúdo para seu cliente ideal, já que é possível segmentar de forma poderosa quem verá seus anúncios;

2. Aumento das taxas de alcance e visualização do seu negócio;

3. Geração de mais tráfego para seu site;

4. Potencial lucratividade em sua loja online ou e-commerce;

5. Tornar sua campanha mais visível para o usuário correto;

6. Mensuração constante de resultados

7. Obtenção de resultados em um intervalo de tempo menor, se comparado com as empresas que apenas investem na produção de conteúdo orgânico, ou seja, não patrocinado e em Searh Enginee Optimization (SEO).

8. Criação de anúncio atraentes e direcionados para landing pages do seu site ou e commerce, ou seja, aquelas páginas preparadas para conversão e vendas, e portanto mais relevantes para sua estratégia de marketing digital.

Como começar a investir em Google Ads?

Para conseguir todos os benefícios pontuados, você precisa muito mais do que sair criando uma conta no Google e redigir anúncios sem estratégia.

Para que dê certo e seu investimento em Google Ads para empresas de turismo renda bons frutos, alguns elementos são essenciais. 

Vamos conhecer melhor alguns desses elementos que permitirão otimizar sua estratégia de conteúdo e trazer mais resultado para seu negócio:

  • Realização de pesquisas, sejam elas entrevistas em profundidade ou aplicação de questionários para conhecer e mapear as personas da sua marca;
  • Uso do Adwords para pesquisa das melhores palavras-chave para seu nicho e segmento;
  • Criação de landing pages ou seja, páginas de captura ou conversão para que seu usuário seja direcionado na sua campanha; 
  • Ter um site baseado na experiência do usuário, versão mobile e responsivo;
  • Conteúdo segmentado para o público com a qual sua marca dialoga;
  • Uso de técnicas como copywriting, que consiste na criação de textos persuasivos, utilizando os chamados gatilhos mentais (escassez, afinidade, etc);
  • Criação de estratégias de remarketing, ou seja, garantir que um usuário, após contato com seu anúncio e uma não conversão, continue visualizando sua oferta.

Exemplos de Campanhas Google Ads para empresas de turismo

Se você tem uma agência de viagens ou uma pousada, é fundamental iniciar o trabalho de fortalecimento de sua presença digital.

Após a criação das redes sociais da sua marca ou empresa, é momento de dar mais visibilidade a ela.

Por exemplo, se sua pousada tem alguns quartos e serviços específicos para casais, como passeios, massagem e pacotes promocionais em datas como dia dos namorados, lua de mel e casamento, você pode mapear as palavras chaves mais importantes para seu segmento, avaliar o custo por clique, definir uma verba, e em seguida, criar um anúncio a ser veiculado no Google.

Esse anúncio precisa ser escrito de forma envolvente, que desperte na pessoa que está buscando uma viagem para casais o desejo de conhecer sua pousada.

Assim, além do texto, invista também em uma boa seleção de fotos em alta resolução da sua pousada.

O consumidor se atrai pelos textos, mas adora saber como é o local para onde irá viajar.

Se sua pousada tem também um canal no Youtube, qual tal trazer vídeos dos bastidores ou fazer a inserção de alguns anúncios em vídeo sobre sua pousada ou serviço de turismo para usuários em canais com temas relacionados a aventura, descoberta e viagens?

Com certeza, todas essas práticas vão aumentar muito a visibilidade do seu site e pacote de serviços oferecidos. 

Outro tipo de anúncio bem interessante para quem atua no setor hoteleiro, de viagens é a rede de display, ao trazer a possibilidade de oferta do seu conteúdo impulsionado, produto ou serviço em um conjunto de sites parceiros do Google através do Google Ads. 

Assim, além de possibilitar maior alcance da publicação, você também consegue a atração de um público mais qualificado para seu negócio.

A rede de display incorpora grande parte dos sites, ao investir nesse formato, você está aumentando e muito, suas chances de conversão e visualização de campanhas.

No caso de uma pousada, você pode oferecer esse conteúdo em um grupo de sites que seja muito relevante para seu nicho, assim,  quem procura, por exemplo, por passagens aéreas, pode encontrar também sua oferta sobre pacote de hospedagem em determinada data comemorativa e fechar negócio.

A segmentação tem um papel enorme nesse caso.

Posso fazer o trabalho no Google Ads sozinho?

Claro que sim, mas caso você não tenha experiência em todas essas etapas, é importante contratar um profissional ou agência que possa ajudá-lo a potencializar resultados, minimizando erros e perda de capital investido.

Se você quer saber mais sobre serviços profissionais para aumentar o seu potencial de vendas e retorno do investimento com o uso do Google, entre em contato com agente.

Referências e Indicações de Leitura

Por: Redação

Equipe de redatores especializados em marketing digital, vendas e negócios

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