Fornecer informações úteis ao seu público alvo se torna muito mais fácil quando você conta com ferramentas para planejamento de conteúdo.
Isso porque, através delas é possível identificar o que os seus potencias consumidores mais buscam na internet e os seus interesses.
Desse modo, você passa a focar a sua produção de conteúdo nas necessidades do seu cliente ideal.
Com isso, a sua marca é encontrada rapidamente pelas pessoas que realmente têm interesses nos seus produtos ou serviços.
Sendo assim, conheça abaixo as mais eficazes ferramentas para planejamento de conteúdo.
Recomendamos também a leitura do post com as ferramentas para análise de sites e buscas online

Keyword Planner – Google Ads
O Keyword Planner é uma ferramenta do Google ADS conhecida como Planejador de palavras-chave.
Assim, o seu principal objetivo é ajudar a você encontrar os termos mais adequados para criação de conteúdo, campanhas e até mesmo SEO.
Para isso, o Keyword Planner lhe fornece métricas e dados com as palavras-chave que são de interesse do seu público alvo.
Então, basta que você foque a sua produção nos melhores termos para alcançar maior visibilidade no mundo digital.
Google Trends
O Google Trends não poderia ficar de fora dessa lista de ferramentas para planejamento de conteúdo, pois ele mostra o que está em alta naquele momento.
Além dessa funcionalidade, ele também informa se um determinado nicho está recebendo um volume maior ou menor de busca com o passar do tempo.

Keyword tool
O Keyword Tool é uma ferramenta que vai lhe ajudar a encontrar as palavras-chave mais adequadas para utilizar nos seus conteúdos.
Afinal de contas, através dela você consegue identificar o que o seu público alvo está buscando na internet.
Assim como todas as ferramentas, basta que você digite uma palavra-chave e o Keyword Tool retorna com dados importantes. Um dos grandes diferenciais é que você consegue filtrar a busca por nicho de atuação.
Answer the public
Uma das melhores ferramentas para planejamento de conteúdo é a Answer The Public.
A razão é simples: com apenas um clique, além de encontrar os termos relacionados a sua busca, você consegue ainda separar as palavras-chave por dois tipos:
- Pergunta – o que, como, onde, etc;
- Preposição – para, com, ou, etc.

Ubersuggest
Ubersuggest é uma ferramenta para planejamento de conteúdo gratuita e fácil de usar.
Com ela você consegue pesquisar e fazer análise de palavras-chave de forma completa, uma vez que dados importantes são apresentados, como:
- Métricas de volume;
- Custos para links patrocinados;
- Ideias e sugestões de palavras-chave ligadas ao termo pesquisado;
- Nível de dificuldade da palavra-chave.
Sem Rush
A Sem Rush é uma das ferramentas mais completas e eficientes para quem trabalha na internet e busca alcançar uma maior visibilidade e resultados.
Isso porque, com ela você consegue ter informações referentes as palavras-chave que seus concorrentes estão utilizando e como se parecem os anúncios deles na busca.
Além disso, usar a Sem Rush é muito simples, basta que você insira uma URL na plataforma e você terá um mundo de dados.
Ferramentas úteis
Além de todos os serviços mencionados acima, existem ainda outras ferramentas para planejamento de conteúdo que são bastante úteis. Confira.

Tagcrowd
Tagcrowd é uma ferramenta gratuita que ajuda os usuários a buscarem por conteúdos na internet.
Para isso, ela fornece informações rápidas dos principais tópicos dentro de uma busca, dando uma orientação bastante útil e precisa para você desenvolver os seus conteúdos.
Dicionário criativo
O Dicionário Criativo pode ser visto como uma ferramenta de brainstorming, pois fornece uma rede de ideias, expressões, citações e palavras.
Logo, você encontra termos semânticos que podem ser utilizados na sua produção de conteúdo para um melhor posicionamento da sua página no Google.
Analisador de Título
É sabido que o título faz total diferença nos seus resultados, por isso uma das melhores ferramentas para planejamento de conteúdo é o Headline Analyzer.
Ora, através desse analisador se torna possível comparar o seu título com os dos concorrentes e a partir daí a ferramenta menciona seus pontos fortes e dá sugestões de melhorias também.
Analisador de Textos copiados
Garantir a autenticidade dos seus conteúdos é muito importante para uma melhor posição da sua página perante os mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.
Assim, você tem Copyscape, que tem o objetivo de prevenir roubo de conteúdo, uma vez que ao inserir a sua URL o site mostra gratuitamente páginas semelhantes à sua.
Análise de conteúdo duplicado no site
A duplicidade de conteúdo dentro de um site é um problema sério, pois o Google entende esse tipo de situação como algo ruim e para de exibir a sua página dentro dos resultados de uma busca.
Nesse contexto, surge o Siteliner, que é uma ferramenta de análise de conteúdo duplicado no site e que mostra uma análise aprofundada para você resolver esse problema.

Conclusão
Agora você já conhece as principais ferramentas para planejamento de conteúdo e basta utilizá-las para potencializar seus resultados.
Conhece outras ferramentais para planejamento de conteúdo?
Comenta abaixo para aumentar ajudar a crescer os negócios de turismo!
Redação
Redação
Profissionais e parceiros especialistas em conteúdo Web
Conecte-se nas nossas Redes Sociais
Postagens Relacionadas
Ferramentas de Gestão de Redes Sociais para Alavancar Resultados
Conheça as principais opções especializadas de ferramentas de gestão em redes sociais e alavanque os resultados de viagens e turismo!
Ferramentas Gratuitas do Google para Evoluir seu Negócio de Turismo
Utilize as ferramentas fratuitas do google e acelere a transformação digital do seu negócio de viagens e turismo! Veja ferramentas básicas e avançadas!
Ferramentas de Anúncios nas Redes Sociais e no Google
Veja as principais ferramentas de anúncios na redes sociais e comece a fazer publicidade online para acelerar a captação e venda no seu negócio de turismo.
Ferramentas para Reuniões Online e Webinários
Conheça as principais ferramentas para reuniões online e webinários para tornar as reuniões e atendimento mais profissionais, rápidos e simples.
Ferramentas para Atendimento ao Cliente e Automação de Respostas
Conheça ferramentas para atendimento ao cliente, automação de respostas e chatbots para atender em diversos canais e aumentar as vendas da empresa!
Ferramentas para Edição e Gravação de Vídeos
Conheça ferramentas para edição e gravação de vídeos, básicas, avançadas, para redes sociais, gravação de tela e vídeos de animação.
Isenção de Responsabilidade
Todas as informações contidas nesse Blog são provenientes de pesquisas, estudos, experiências e tem o objetivo de contribuir com informações, insights e sacadas que possam, ou não, ser aplicadas de acordo com cada realidade.
Apesar do esforço para garantir a qualidade das informações, nenhum conteúdo oferece garantias de resultados e não devem ser considerados como verdades absolutas.
Todos os nomes ou referências de marcas, produtos e serviços mencionados são de propriedade de seus respectivos donos.