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Não é nenhuma novidade que as redes sociais se tornaram grandes centros de promoção e venda, afinal de contas, com tantas pessoas conectadas diariamente, utilizá-las para esse propósito é algo inteligente e quase que obrigatório para o crescimento dos negócios.

Porém, mesmo havendo essa oportunidade gigantesca, ainda existem muitas empresas que não utilizam as redes adequadamente, perdendo assim uma grande chance de vender mais.

Atualmente o Instagram está em alta, e é um caminho fácil e rápido para estimular as vendas dentro da Internet. Justamente por isso é fundamental que você descubra como utilizá-lo para vender mais pacotes de viagens, passeios, hospedagens, etc.

Se você quer saber mais sobre como fazer isso, confira este post que foi especialmente preparado para você entender mais e ter melhores resultados!

Como ter um bom Perfil Comercial no Instagram?

O primeiro passo para conseguir utilizar o Instagram adequadamente é transformar o perfil utilizado em um perfil comercial ao invés de um perfil pessoal.

Para fazer isso você só precisa acessar as configurações do Perfil e então transformá-lo em comercial.

Fazer essa mudança lhe dará acesso a informações e métricas mais completas cedidas pelo Instagram, que certamente te ajudarão a tomar decisões mais inteligentes na produção de conteúdo e no desenvolvimento do seu negócio.

Outra grande vantagem dessa mudança é possibilitar que você faça anúncios segmentados através do Instagram, sendo esse um dos recursos mais vantajosos para estimular vendas.

Porém para tornar o seu perfil bom o suficiente é preciso seguir também algumas outras recomendações básicas. Acompanhe!

Utilizando o seu perfil comercial da forma certa

Utilizar o perfil comercial da forma certa implica que você realmente o ajustará como um verdadeiro perfil de negócios. Esqueça o amadorismo, a vontade de falar sobre assuntos que não são interessantes para sua audiência e até mesmo o “fazer por fazer”.

Aqui é preciso cuidado e atenção para que todos os aspectos do seu perfil sejam trabalhados da forma certa. Afinal, o que você quer é alcançar bons resultados em vendas o quanto antes, certo?

Analise as métricas

Ao criar um perfil comercial você terá acesso a métricas sobre acessos ao seu perfil, horários, idade dos usuários e outros dados.

Cada uma dessas métricas são muito importantes para que você consiga tornar o seu perfil mais profissional, adaptar seu conteúdo, e assim colher melhores resultados.

Às métricas vão te dar fundamento para definir estratégias e ações práticas, fazendo assim com que você possa tomar as melhores decisões possíveis.

Importante ressaltar também que cada uma dessas métricas não surgirá sozinha. Você precisa postar, atrair pessoas e usar o perfil de forma constante, para que dessa maneira o Instagram consiga fornecer os dados.

Use hashtags

O uso de Hashtags é altamente eficiente quando o assunto é promover os negócios no Instagram e utilizá-lo de maneira profissional.

No entanto é necessário que haja bom senso em relação ao uso das mesmas, afinal de contas, as hashtags podem acabar poluindo a sua postagem quando utilizadas em excesso.

Recomenda-se que você utilize algumas Hashtags que estejam interligadas ao seu nicho, sejam amplamente utilizadas, e possuem diversas buscas dentro do Instagram. Entre 5 e 10 é um bom número para se utilizar.

Dessa forma você irá fazer com que as pessoas te encontrem com mais facilidade.

Encontre bons horários para postar

Existem alguns horários onde suas postagens são naturalmente mais consumidas.

Isso acontece porque as pessoas costumam entrar no Instagram em determinados horários e, em um desses momentos elas verão alguns posts e irão curtir ou comentá-lo.

A sugestão é que você crie o hábito de postar seus conteúdos em horários diferentes para ver em qual hora seus seguidores tendem a ficar mais interessados no que foi postado.

Com a ajuda das métricas do Instagram será possível ver qual deles gerou mais resultados e, ao seguir tal método, você automaticamente irá garantir que o seu Perfil Comercial estará muito bem organizado.

Segundo o relatório Social Media Trends, pesquisa realizada pela Hootsuite, os horários de maior engajamento em geral são apresentados abaixo:

Agende suas postagens e automatize tarefas

Outra característica básica de uma postagem bem feita de um perfil comercial é o agendamento.

Você não precisa ficar realizando postagens o tempo todo de maneira massiva. Aliás, isso nem é recomendado.

Crie uma linha editorial, defina os seus posts futuros e faça com que eles sejam criados em pouco tempo mantendo uma boa qualidade.

Em seguida, comece a fazer o agendamento dos seus posts, definindo quando eles vão ser publicados. Dessa maneira já será possível aliviar um pouco a carga de trabalho gerada pelo Instagram ao mesmo tempo que a qualidade é mantida. 

Para agendamento das postagens recomendo a plataforma Mlabs, tecnologia brasileira com ótimo preço e diversos recursos para ajudar na gestão das mídias.

https://www.mlabs.com.br/ 

Como vender viagens através do Instagram?

Para estimular mais vendas através do Instagram é necessário algumas ações bem estruturadas, que se seguidas trarão uma grande melhoria nos resultados.

Confira:

Princípio 80/20

O Princípio 80/20 foi criado por Vilfredo Pareto, um economista Italiano. Este princípio foi idealizado a partir da análise que o próprio Pareto conseguiu efetuar sobre diversas estruturas.

De modo geral, o princípio 80/20 diz que 80% dos efeitos são gerados por 20% das causas. Da mesma forma, isso se aplica perfeitamente a produção de conteúdo, pois 20% dos seus conteúdos irão gerar 80% dos resultados quando o assunto for vendas, então você naturalmente precisa aprender a utilizá-los da forma certa.

Conteúdos “80”

Os conteúdos que equivalem a 80% da sua produção não devem estar focados em vendas. Afinal, o Instagram é uma rede social e de entretenimento, e ninguém quer entrar no Instagram para dar de cara com diversas promoções o tempo todo. A maioria das pessoas quer apenas poder curtir conteúdos que sejam interessantes na visão delas.

A ideias é postar fotos e conteúdos interessantes sem abordagem direta de vendas. Eles devem ser relacionados ao seu produto e destino mas não necessariamente trazendo uma abordagem de venda. 

Não é algo assim tão difícil.

Essa base de conteúdos é que irá atrair as pessoas e irá possibilitar as vendas no futuro.

Para você entender mais sobre marketing de conteúdo, e sobre como atrair novos consumidores de acordo com a jornada de compra é recomendável que você leia os outros artigos disponíveis no nosso blog.

Conteúdos “20”

Os conteúdos 20% são aqueles destinados a venda. Você pode criar posts ou stories que levem a sua audiência a tomar uma ação específica em outra página fora da Rede Social.

Crie uma sequência de postagens e em seguida faça um pitch de vendas. 

Postagens nos Stories

Outra forma super interessante de conseguir vender viagens através do seu Instagram é usando os Stories.

Os stories são uma arma poderosa, fáceis de serem assistidos, permitem a utilização de links externos e são mais interativos e dinâmicos.

Em relação aos Stories, existem algumas possibilidades:

Experiência

Você pode compartilhar no Stories do perfil comercial da sua empresa as experiências que outros clientes estão tendo com suas viagens, e assim mostrar e estimular quais são as experiências que futuros clientes podem ter.

Novamente, os stories nem sempre precisam ter o objetivo de venda. O importante é que eles sejam feitos para chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas se interessem pelas oportunidades.

Lindas paisagens e curiosidades dos destinos também podem ser compartilhadas para alcançarem mais pessoas.

Enquetes

Também existe a possibilidade de se realizar enquetes constantes para conseguir descobrir mais sobre a necessidade dos seus seguidores e também para gerar mais conteúdo.

As enquetes são simples, fáceis e práticas e você certamente deveria apostar nelas!

Outros recursos para engajamento

Também é possível liberar dicas para os seus seguidores, abrir caixinhas de perguntas e até mesmo liberar vídeos via Stories.

Com criatividade as oportunidades são inúmeras!

O ideal é ir fazendo testes até conseguir descobrir o que funciona melhor para o seu negócio!

Dicas rápidas para vender viagens no Instagram

Aqui você verá algumas dicas rápidas para vender viagens no Instagram. Confira!

Não basta apenas ter uma conta

Criar a sua conta é só o primeiro passo! 

É preciso começar a postar de maneira inteligente, ser consistente, criar conteúdos ricos e interessantes para o seu público e geri-la de maneira profissional.

Somente após isso é que o seu Instagram poderá lhe render frutos.

Cuidado com overposting

Sabe aquele perfil que posta 50x no mesmo dia e deixa a audiência cansada de tanta informação? Simplesmente não faça isso!

Se você quer entregar uma boa quantidade de conteúdo para as pessoas, você precisa garantir que irá fazer isso no lugar certo.

O local para postar com mais frequência é nos Stories, pois lá você não estará incomodando ninguém e o conteúdo irá sumir em 24 horas.

Faça alguns vídeos curtos que chamem atenção

As pessoas gostam muito de consumir vídeos no Instagram e, inclusive são bastante utilizados para realizar convites e pitch de vendas dentro da Rede Social.

O ideal aqui é que você faça vídeos curtos com promoções e ofertas e os entregue para sua audiência, seja por intermédio do alcance orgânico e também com os anúncios.

Se relacione com os clientes

Não tente apenas vender por vender ou usar o Instagram como apenas mais um canal de vendas. O mais importante aqui é que você consiga criar uma boa conexão com a sua audiência.

Trate bem todos os seus seguidores, converse com eles, tire dúvidas e seja a empresa de viagens dos sonhos de qualquer um!

Acredite no alcance orgânico, mas não fique dependente dele

O alcance orgânico do Instagram é poderoso o suficiente para gerar novas vendas, porém o Instagram ganha dinheiro vendendo espaços de publicidade e a entrega das postagens orgânicas têm caído ao longo do tempo.

Você precisa apostar na produção de conteúdo, stories, gerar engajamento, utilizar Hashtags, e responder comentários e mensagens, porém começar a trabalhar com anúncios vai trazer um excelente poder de segmentação e alcance de público, e sem dúvida acelerar bastante seus resultados.

Isso fará com que o perfil cresça cada vez mais, conseguindo fazer vendas com mais facilidade.

Trabalhe com fotos de qualidade

Mostrar fotos do destino de viagem para os seus seguidores é uma forma muito simples e efetiva de engaja los e conseguir alcançar ótimos resultados com o seu perfil.

Não há dúvidas de que fazendo isso você conseguirá vender muito mais sem nem ao menos precisar “forçar” isso para a sua audiência.

Tenha uma bio poderosa

Crie uma Bio do Instagram que seja capaz de atrair a atenção das pessoas e deixe um link direto para o seu site ou alguma outra estrutura importante.

Uma dica é utilizar a ferramenta Link Three, através dela você poderá gerir diferentes links através da sua Bio. A ferramenta é bastante útil e utilizada por diversos perfis profissionais.

https://linktr.ee/

Thiago Cruz

Especialista em Gestão de Negócios e Marketing no Turismo

Bacharel em Turismo e Hotelaria com Pós Graduação em Gestão Empresarial, e Guia de Turismo profissional.

Engajado nas melhores praticas da Transformação Digital do Turismo, Gestão, Marketing e Vendas.

Apaixonado por viagens, cultura, música, esportes ao ar livre e montanhismo.

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Apesar do esforço para garantir a qualidade das informações, nenhum conteúdo oferece garantias de resultados e não devem ser considerados como verdades absolutas.

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