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Trabalhar com redes sociais no turismo é uma das coisas mais importantes para quem está desejando expandir o alcance do seu negócio.

Afinal de contas, com poucas exceções, todos os consumidores estão situados dentro da Internet, fazendo assim com que essa seja uma estratégia de venda e relacionamento indispensável.

De qualquer forma, mesmo essa sendo uma oportunidade gigantesca, não há nada que garanta que ela poderá ser suficientemente capaz de lhe trazer novos clientes. 

É preciso adotar boas práticas e trabalhar de forma inteligente para que esse esforço possa gerar bons resultados. 

10 Formas de usar as Redes Sociais no Turismo

Veja 10 formas de como melhorar seu uso das redes sociais no turismo e potencializar seus resultados:

  1. Usar as redes sociais para ganhar visibilidade e alcance nos negócios;
  2. Aumentar a base de fãs e captação de leads e clientes;
  3. Ajudam a enviar tráfego para o seu site e blog;
  4. Divulgação do conteúdo que sua marca cria;
  5. Uso como um canal de comunicação direto com os clientes;
  6. Possibilidade de criar concursos e sorteios para aumentar o engajamento com os seguidores;
  7. As redes sociais aumentam a confiança da marca e são formas de eliminar barreiras e objeções para a compra;
  8. Aumento da visibilidade da marca;
  9. Conhecer o perfil dos seguidores através das estatísticas disponíveis;
  10. Ajudam a cuidar da reputação e presença online da marca;

 

Confira o conteúdo abaixo e veja dicas práticas sobre como trabalhar com as redes sociais no turismo:

Sempre aposte em conteúdo de qualidade

Muitas empresas que estão começando a utilizar as Redes Sociais e a apostar em estratégias de Marketing Digital costumam apostar na quantidade de postagens considerando essa a melhor forma de aparecer para seu potencial consumidor. 

Acontece que quantidade sem qualidade traz resultados limitados, e não costuma ser efetivo a longo prazo.

Esse é um erro clássico e que pode custar caro para a imagem da empresa, correndo o risco de se tornar uma marca chata e repetitiva, pois na ampla maioria dos casos, quantidade está colocada em um local oposto a qualidade.

Para usar uma rede social no Turismo da forma certa valorize sua estratégia de Marketing de Conteúdo e a mídia da sua postagem, para que ela tenha a maior qualidade possível e impacte o consumidor trazendo informação interessante e vontade de se relacionar.

Seja o mais consistente possível

Sua empresa não precisa postar de forma ininterrupta para que você comece a manter uma boa consistência. Isto é, seja qual for o intervalo de postagens que for seguido, o mais importante é que ele seja constante.

Em outras palavras, é preciso definir uma frequência de postagens com conteúdo interessante que a empresa seja capaz de produzir. É melhor postar menos ao longo do tempo, do que postar muito e depois parar de se comunicar.

Ao fazer isso, será possível perceber quais são os limites atuais e traçar planos para ampliar a capacidade.

Venda o desejo da viagem

Uma outra boa prática para trabalhar com redes sociais no turismo é garantir que cada um dos seus conteúdos e mensagens terá o objetivo de vender ao seu cliente o desejo de consumir o seu destino e seus serviços.

Isto é, você não ficar falando só sobre promoções ou características do seu serviço, mas sim focar no aspecto emocional do seu cliente, nos seus sonhos e desejos, nas experiências que ele poderá vivenciar e nos sentimentos positivos que ele terá.

Utilize fotos das pessoas se divertindo com seus serviços, vídeos que mostram belas paisagens e experiências agradáveis, pessoas felizes dando depoimentos, etc 

Essa simples ação fará com que ele sinta mais vontade de conferir seus conteúdos, além de preparar o seguidor para uma possível venda futura.

Qual seu objetivo com as Redes Sociais no Turismo?

Imagine que você vai começar a publicar uma série de conteúdos nas suas redes sociais, mas nem ao menos sabe exatamente o que você deseja com isso.

Afinal, estamos falando do aumento da presença da marca na Internet e do desenvolvimento de um canal de comunicação e vendas.

Naturalmente, cada objetivo demanda um tipo de ação específica e, portanto, você precisa ter clareza em relação a isso.

Você tem intenção de levar pessoas para seu site?

Quer gerar engajamento nas postagens? 

Quer receber mensagens?

Entre outros objetivos..

Planeje-se e pense no assunto, defina um objetivo claro por qual você pautará suas ações com sua rede social, assim você economiza tempo e recursos.

Crie metas mensuráveis para suas Redes Sociais no Turismo

Criar metas mensuráveis e claras é outro ponto muito importante aqui. 

Primeiro é preciso saber o objetivo que seu negócio quer alcançar nas redes sociais e como monitorar esse desempenho.

Não importa que você tenha um grande objetivo final, se não houver pequenas metas que fragmentem esse objetivo, as chances de que todo o seu trabalho seja jogado fora são grandes.

É preciso avançar degrau por degrau, atingindo metas que possam ser mensuráveis, ou em outras palavras, que possam ser facilmente identificadas como alcançadas, ou não alcançadas.

Comece a criar essas metas e dedique suas ações nas redes sociais para cumpri-las.

Tenha um calendário de conteúdo 

Existem casos onde o profissional responsável pelas publicações de uma empresa em uma rede social decide o que exatamente ele irá publicar em cima da hora.

Tal atitude prejudica a presença online da empresa, pois o conteúdo não será planejado, mas sim postado apenas para preencher espaço. Em geral esse tipo de conteúdo não tem nenhuma efetividade e será facilmente esquecido pelos seus seguidores.

O ideal é que você tenha um calendário de conteúdo que diga o que vai ser postado, porque vai ser postado e quando vai ser postado.

Com esse tipo de controle e capricho, sua rede social certamente irá decolar!

Saiba conversar com a sua audiência

Para que uma boa estratégia de Redes Sociais no Turismo tenha sucesso, é preciso que haja uma boa comunicação com a audiência.

Tenha em mente que o principal propósito das pessoas usarem às redes sociais não é comprar, e sim se relacionar. Se a sua marca só tentar vender nas redes sociais sem oferecer nenhum conteúdo útil você com certeza está atuando de forma limitada.

Cada uma das suas mensagens e posts precisam estreitar os laços entre você e quem acompanha o seu conteúdo.

Conversar com sua audiência representa a capacidade de postar sobre assuntos que sejam interessantes a ela, responder suas dúvidas, e fazer chamadas para ação que sejam capazes de transformar os seguidores em compradores.

Ao fazer isso você estará garantindo que seu número de seguidores irá crescer ao longo do tempo, o que naturalmente vai proporcionar uma maior relevância dentro da Internet, e também aumentará suas vendas.

Utilize ao máximo os recursos de cada rede social no turismo

O seu segundo passo deve ser utilizar ao máximo os recursos de cada rede social, pois dessa maneira você usará cada uma delas com todo seu potencial.

Vale lembrar que isso não quer dizer que você tenha que usá-las ao mesmo tempo logo de cara, pois muito provavelmente não haverá estrutura para se fazer isso.

Na verdade, o importante aqui é que você entenda que cada rede social possui uma estrutura diferente, que possibilita diferentes abordagens.

Ao entender isso os seus conteúdos se tornarão melhores e os resultados em cada estrutura também.

Veja um pouquinho sobre cada uma das redes sociais abaixo:

Facebook

Muito se fala que o Facebook já não está no seu auge como há alguns anos atrás. Tudo bem, a empresa continua sendo uma gigante da tecnologia e estar presente nela possibilita muitas vantagens para a marca.

Alguns recursos para aumentar os resultados do seu negócio:

  • Fotos e vídeos em 360 graus
  • Página do perfil personalizada
  • Uso do Messenger para comunicação
  • Possibilidade de fazer Lives
  • Atração de novos clientes através de anúncios segmentados
  • Acompanhamento de resultados através do Facebook Analytics
  • Melhor entendimento do público através do Facebook Audience Insights
  • Possibilidade de criar eventos
  • Entre outras vantagens..

O Facebook oferece possibilidades de alcance a manutenção de seguidores e clientes a baixo custo   e de forma fácil. Sem dúvida estar presente na plataforma é fundamental para uma boa estratégia de presença online!

 

Instagram

O Instagram está passando por uma grande ascensão, sendo hoje uma rede social que oferece um ótimo retorno e visibilidade para às marcas se relacionarem com os usuários.

Alguns dos recursos de destaque do Instagram para viagens são:

  • Uso dos Stories
  • Anúncios com Stories, Fotos, Vídeos, Carrossel
  • Segmentação poderosa de público
  • Hashtags
  • Lives
  • Recursos de imagem como Boomerang, filtros e diferentes layouts
  • Promoção de Vídeos curtos e bela fotos, ótimas ferramentas para vender viagens
  • Análise dos seguidores do perfil
  • Entre outras..

 

Youtube

O Youtube pode ser considerado tanto uma Rede Social como também uma Plataforma de conteúdo. É a segundo buscador de conteúdo mais utilizado do mundo, após o Google, que também é seu dono.

A produção de conteúdo em vídeo é um grande aliado para vender destinos e viagens. Criar conteúdos sobre os destinos, dicas de viagem, sugestões de roteiros, informações que tirem dúvidas e quebrem objeções de compras são boas opções para os canais.

Mesmo com uma produção simples e a baixo custo se tem a possibilidade de render ótimos frutos.

Além do mais, você também pode disponibilizar anúncios no Youtube, que agora conta com um Layout mais interessante para anunciantes.

Essa pode ser inclusive uma ótima forma de fazer um bom Remarketing sobre o público que anda interagindo com você.

Telegram

O Telegram funciona muito bem para conseguir manter uma entrega constante de conteúdos para o seu público.

Aqui o plano de ação é muito simples:

Divulgue um grupo seu no Telegram com conteúdos, descontos e informações especiais para os membros.

Alimente este grupo com consistência e faça com que o seu conteúdo alcance um número cada vez maior de pessoas.

Whatsapp

Uma forma eficiente de estreitar o relacionamento com o seu público é tirar dúvidas e promover outros tipos de atendimento é por meio do WhatsApp.

Em vez de exigir que o cliente ligue para algum outro local ou mande um email e tenha que esperar, sempre que possível, você pode prestar um serviço mais ágil, simples e agradável. 

Veja algumas dicas para melhor utilizar o Whatsapp:

  • Seja pessoal e envie mensagens personalizadas.
  • Não faça spam para seus contatos os enchendo com propagandas.
  • Tenha uma estratégia multicanal e combine o whatsapp com outras redes sociais e estratégias de divulgação.
  • Procure responder às solicitações o quanto antes, mesmo que você não tenha a resposta definitiva, comece a interagir para não deixar o cliente ansioso e acabar perdendo o contato.
  • O mais recomendado é utilizar o aplicativo para se conectar com usuários que já são seus clientes e que deram algum tipo de permissão para você lhes enviar mensagens
  • Permita que seus clientes fechem as compras diretamente pelo Whatsapp. Uma boa prática é que providencie um catálogo com seus produtos em PDF, templates de respostas, landing pages para que eles possam escolher o que desejam.
  • Faça um trabalho de pós-venda perguntando se ele foi bem atendido, se teve uma boa experiência com seu serviço.

Crie uma Company Page no Linkedin

Algumas ações simples podem aumentar as chances de a sua empresa ser encontrada na rede social dedicada aos negócios

Algumas vantagens:

  • Uma Company Page é amigável para o Google, o que contribui para a sua estratégia de SEO.
  • A Company Page permite que você execute ações patrocinadas para promover o seu conteúdo.
  • Você pode mensurar o desempenho das suas publicações e analisar a quantidade de visualizações, cliques e engajamento nas últimas publicações da sua empresa. 
  • Um painel reúne dados dos seguidores com várias informações relevantes (cargos, setor de atuação, porte das empresas etc.) e indica se os seus investimentos e conteúdo estão sendo efetivos para atrair o público desejado.

Aqui você poderá ver mais detalhes da criação do perfil comercial.

Monitore e melhore constantemente

Não há como trabalhar de maneira realmente efetiva com uma rede social no turismo sem haver um monitoramento constante de todas as atividades e resultados.

De fato, não é raro observar empresas que simplesmente postam conteúdos e geram materiais para as redes sociais sem nem ao menos se importar com os resultados que determinada ação está sendo capaz de gerar.

Esse é um erro muito grave que não somente torna muitas das ações digitais dessas empresas inúteis como também impede melhorias.

Se você quer trabalhar com redes sociais no turismo, é necessário que haja um grande monitoramento, que deve ser revertido em ações de melhoria.

Ou seja, se determinado tipo de conteúdo não gerou o resultado que era esperado, o melhor a se fazer é tomar uma nova ação, mudando o que estava sendo feito até então.

Planeje-se e comece devagar

Ao utilizar suas redes sociais no turismo, é necessário ter planejamento para ser assertivo.

São poucas às empresas que tenham o conhecimento e a verba necessária para implementar uma estratégia massiva e efetiva de conteúdo,  de publicações e anúncios nas redes sociais.

Isto é, é difícil já começar com grande quantidade de posts, investindo pesado em conteúdos, edições de vídeos, criando diversas campanhas ao mesmo tempo, e outras ações do tipo.

Como falado anteriormente, o mais importante é que você dê um passo de cada vez, criando pequenas metas que podem ser cumpridas com relativa facilidade.

Interaja o máximo possível

Se você parar para analisar, não é nada difícil perceber que a maioria dos perfis de sucesso nas redes sociais costuma manter um alto grau de interação com todos os seus seguidores.

Isso pode vir a acontecer através de comentários que estão sendo respondidos, de mensagens privadas, de vídeos e das mais variadas formas que podem vir a sua mente.

O mais importante é que as pessoas sintam que não estão somente recebendo conteúdos tentando vencer, e que estão conversando com uma empresa em uma rede social, mas sim que estão falando com uma “pessoa” que eles gostam e que se importa com eles.

Portanto, responda sempre que possível os seus seguidores e interaja com eles de maneira constante.

Tenha uma personalidade própria

Seguindo o que foi dito anteriormente, é  interessante que a sua marca tenha uma personalidade própria.

Considere:

Qual a comunicação mais adequada a sua marca?

Mais formal ou informal?

É mais leve e divertida, ou é mais séria e objetiva?

Tenha em mente esses pontos para adequar perfeitamente sua comunicação com o estilo dos seus serviços.

Esse tipo de ação nas redes sociais que carrega o estilo da sua marca é fundamental, pois vai lhe ajudar a ter resultados cada vez melhores.

Torne transparente os valores da sua empresa através da sua comunicação.

Conclusão

Se você seguir essas dicas, trabalhar com redes sociais de Turismo será cada vez mais fácil. De fato, sua empresa poderá alcançar ótimos resultados em termos de vendas e visibilidade de mercado.

Porém, para que isso aconteça as ações devem ser tomadas de maneira inteligente e estratégica, baseadas nas necessidades do seu negócio e possibilidades de investimento.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma consideração, fique a vontade para deixar o seu comentário.

Se conhece alguém que possa ter interesse por esse conteúdo, compartilhe esse post!

Até mais!

Thiago

Cargo

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