fbpx
Escolha uma Página

O marketing de conteúdo no turismo é um grande impulsionador de vendas e uma poderosa ferramenta para atrair viajantes e promover a visibilidade do destino e negócio.

Devido a sua importância, iremos esclarecer pontos importantes sobre o que é marketing de conteúdo e como aplicar em sua Agência de Viagem, Operadora Local, Meio de Hospedagem, e outros negócios.

Continue lendo e entenda como essa estratégia pode impactar seus resultados e otimizar seus investimentos em marketing.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital, que tem por objetivo construir conteúdo interessante e relevante para seu público, que o ajude em todo o processo de compra e o atraia para  seu negócio de forma espontânea, sem abordar diretamente ofertas de venda.

O Objetivo da estratégia é oferecer informação aos viajantes para que comecem a conhecer a sua marca e a ter como referência, e no seu momento ideal da jornada de compra se tornem clientes de sua empresa.

Em resumo, os objetivos são:

  • Educar o público, 
  • Ganhar autoridade no assunto 
  • Influenciar a decisão de compra de um potencial cliente

 

Como entregar o Conteúdo?

Algumas das principais formas para entregar o conteúdo produzido são:

 

Blog

Criar um blog para seu negócio é uma ação fundamental para uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficaz.

Materiais Ricos ou Isca Digital

O objetivo desse material é fisgar o contato, mesmo que ele ainda não esteja no momento certo da compra, e assim começar um relacionamento.

Alguns dos principais formatos são:

  • Ebooks com informações relevantes relacionados ao destino, atividades e serviços
  • Webinários com informações valiosas
  • Ferramentas como planilhas de planejamento da viagem
  • Kits com mapas e orientações
  • Entre outras idéias..

Vídeos

Vídeos com conteúdos relacionados ao seu destino, produtos, orientações.

Os vídeos podem ser veiculados no Blog e nas Redes Sociais, e também são ótimos para que você seja achado no Youtube, um dos maiores buscadores de conteúdo da internet.

Redes Sociais

Promover conteúdos nas mídias sociais podem funcionar tanto para atração como para relacionamento e venda.

A redes são um canal barato, com alto poder de disseminação, e um excelente canal para relacionamento e troca de mensagens.

E-mail Marketing

O e-mail vai muito além do envio de mensagens e é uma boa forma de espalhar conteúdo, atrair novos visitantes e aprofundar relacionamentos com a base de contatos.  É um canal ágil e de baixo custo.

Esses conteúdo buscam criar relacionamento com o público alvo. Dessa forma a marca fala a linguagem que interessa ao cliente, e esse diálogo criado gera mais proximidade, gerando novos contatos e aumentando as vendas.

Como o Marketing de Conteúdo no Turismo conecta com o Viajante

Ao contrário das propagandas que jogam anúncios de pacote de viagens na cara das pessoas quando elas não estão preparadas, ou mesmo para um destino que não é do interesse ou perfil, o objetivo é atrair o público de forma mais sutil e qualificada.

Para conseguir fazer isso, a estratégia se baseia nas seguintes fases:

  • Atrair por meio de conteúdo relevante e segmentado os viajantes interessados no negócio;
  • Converter os visitantes em leads, e os transformar em potenciais compradores;
  • Vender o produto ou serviço que sua empresa oferece mostrando soluções, diferenciais e incentivos de compra;
  • Encantar o cliente mesmo após a compra com materiais interessantes e um atendimento competente.

Quais os benefícios de investir em Marketing de Conteúdo no Turismo?

Existem alguns benefícios de investir em marketing de conteúdo que são bem vantajosos para sua marca.  Conhecer quais são esses benefícios é importante para saber quais são os retornos possíveis para a sua empresa.

Confira 10 vantagens que você deve conhecer:

1. Aumenta o tráfego do seu site

Segundo a Pesquisa Content Trends, feita pela Rock Content, uma das referências em Marketing de Conteúdo no Brasil, empresas que utilizam Marketing de Conteúdo tem, em média, 2,2 vezes mais visitas em seus sites. E, se você produz mais de 13 conteúdos por mês, esse número sobe para 4,2 vezes!

Conteúdo produzidos direcionados a resolver problemas e responder as buscas dos clientes servem como entrada de usuários vindos do Google.

Então, quanto melhor uma estratégia de marketing de conteúdo atender às necessidades e à intenção de busca do consumidor, maiores as chances de gerar tráfego para o site.

2. Divulga e gera engajamento com sua marca

A produção de conteúdo contribui para que mais viajantes reconheçam sua empresa e conheçam os produtos e/ou serviços oferecidos.

Um consumidor que tirou as dúvidas da viagem ou teve uma informação útil no seu blog tende a preferir comprar da sua empresa, afinal ele já te conhece e você já o ajudou.

Produzindo conteúdo de qualidade, você aumenta as interações das pessoas com sua marca, e cria engajamento. 

Quando já existe um relacionamento entre cliente e marca, as vendas tendem a aumentar e o trabalho do vendedor é extremamente facilitado.

 

3. Educa o seu potencial cliente

 Com o marketing de conteúdo no turismo você pode ensinar seu público-alvo sobre os produtos e viagens que oferece.

É natural que na fase de atração, conversão e venda apareçam dúvidas, e o conteúdo produzido tem a capacidade de responder as questões e rebater os motivos que fazem com que o cliente não compre de você. 

Ao apresentar o consumidor as informações que ele precisa ele se sentirá muito mais seguro para tomar a decisão de compra.

 

4. O marketing de conteúdo comunica com seu público-alvo

Atualmente, o comportamento dos clientes mudou muito em relação aos hábitos de compras. 

No passado não muito distante, era comum a abordagem da venda direta. Uma divulgação massiva de um pacote considerando que quanto mais pessoas verem a oferta, maior a chance de alguém se interessar.

Quantas vezes você não recebeu aquela promoção para Fortaleza, Cancún ou Miami completamente aleatória?

O mundo mudou,  o marketing mudou. Esse tipo de abordagem atualmente tende a ser bastante ineficiente, e não considera a segmentação e momento de compra do seu público.

O marketing de conteúdo tende a apresentar um resultado muito mais positivo para a sua empresa, por ser um conteúdo capaz de atender a curiosidade e falar a linguagem ideal para dialogar com esse novo consumidor. 

Diferentemente da propaganda tradicional que é meramente uma via de mão única, com pouco retorno por parte do consumidor, o conteúdo em blog ou redes sociais possibilita a interação e facilita a comunicação.

Construir uma cultura de marketing de conteúdo no turismo é mais que fazer mera propaganda, é garantir proximidade com seus clientes, atrair mais pessoas para conhecer seu destino e sua empresa, e gerar bons resultados de curto e longo prazo.

 

5. Impulsiona a geração de leads

Com o uso dessa estratégia você pode oferecer os conteúdos ricos como moeda de troca do contato das pessoas interessadas neles.

Assim, fica muito mais fácil qualificar o potencial cliente e saber quais contatos estão mais próximos de fazer a compra, e assim serem abordados com ofertas de vendas.

 

6. Aumenta e acelera as vendas

Com o aumento do engajamento, do número de leads, e a educação do cliente para seguir sua jornada de compra será natural o aumento das vendas.

Quando a campanha de marketing de conteúdo é bem executada, o cliente passa de um estágio do funil de compras para o outro de maneira rápida.

Além disso, caso você tenha estrutura de e-commerce o cliente pode inclusive comprar seu pacote de viagem ou hospedagem por conta própria, automatizando e acelerando processos que antes precisam da intervenção de um colaborador.

 

7. Tem um ótimo custo benefício

Investir em marketing de conteúdo contratando profissionais qualificados é mais barato que divulgar sua agência em campanhas tradicionais, além de a longo prazo ter um efeito mais duradouro.

Além disso, tende a ser também mais efetivo. Uma vez que, os clientes passam a interagir com a marca devido a proximidade que blogs e redes sociais permitem. 

E essa interação não é possível ou tão efetiva quando a campanha é em mídias tradicionais como outdoors e campanha em televisão. Ainda, em campanhas de mídia offline e imprensa é mais difícil mensurar os resultados e assertividade da campanha.

 

8. Requer um menor esforço no pós-venda

Sempre é preciso se preocupar com o pós-venda, e quando já existe um relacionamento prévio de qualidade, o esforço de manter o relacionamento é menor, e a tendência de receber um comentário positivo maior, no caso do serviço prestado ter alcançado as expectativas.

Ainda, esse cliente continuará sendo ativo e mantendo seu relacionamento com a empresa por meio da interação com os novos conteúdos.

 

9. Fidelização do público

Todos os seus esforços em manter uma página interessante para seu público aumentam a fidelidade das pessoas com sua marca, que se torna mais relevante e faz com que os clientes voltem para ler novos conteúdos e sonhar com suas próximas viagens. 

Como referência de bom serviço e conteúdo, o cliente estará sempre acessando seu conteúdo para obter informações sérias sobre destinos de viagem e novas experiências que você possa oferecer. 

10. Funciona em todo o setor de turismo

O marketing de conteúdo no turismo é eficaz para todo o setor. Sendo uma estratégia inteligente para ser adotada na divulgação de qualquer destino ou negócio da área de turismo, uma vez que esse tipo de marketing estabelece um relacionamento único com os clientes, divulga o potencial da região, roteiros, produtos e serviços. 

O conteúdo inspira o viajante, desperta interesse pelas atividades, apresenta fotos e vídeos, orienta sobre a viagem, responde dúvidas e cria vínculos para fechar as vendas.

É uma estratégia sem abordagem agressiva em que o cliente se sente acolhido, entendido e naturalmente cria simpatia pela marca.

    Como planejar o marketing de conteúdo no turismo?

    O planejamento é necessário antes de começar a criar o conteúdo. É o momento em que você estabelece os resultados que deseja obter, o caminho que vai traçar para chegar lá e como vai avaliar o seu progresso.

    Em resumo existem três etapas que você deve considerar na sua estratégia de marketing de conteúdo no turismo: 

    • Planejar
    • Executar 
    • Mensurar

    Alguns pontos que você deve levar em consideração nessas fases:

     

    O perfil das personas envolvidas

    Considerando que sua empresa só quer atrair pessoas que têm perfil para se tornar cliente, você vai precisar estudar quem são elas.

    Dessa forma você pode conhecer as dores e necessidades do cliente e fazer ele avançar pelo funil de vendas.

    Objetivos pretendidos

    Para facilitar essa definição, pense sobre quais resultados sua empresa precisa melhorar agora:

    • A sua marca precisa ser mais reconhecida?
    • Precisa aumentar o engajamento e interação com o cliente?
    • Tem necessidade de educar o mercado sobre um novo destino ou novas atividades que você oferece?
    • Quer alavancar as vendas e produzir conteúdo para viajantes mais conscientes da sua oferta?
    • Quer gerar mais leads?
    • Estender o relacionamento dos clientes com sua empresa e estimular novas compras?

    O objetivo escolhido deve ser capaz de ajudar seu negócio a chegar ao patamar desejado o mais rápido possível.

     

    Métricas que você deve analisar

    Veja só alguns indicadores que podem ser analisados de acordo com seus objetivos:

    • O reconhecimento da sua marca pode ser mensurado pelo número de curtidas, seguidores e visitas no site;
    • Seu engajamento com o cliente pode ser avaliado pelo número de comentários, compartilhamentos e páginas visitadas;
    • Ao educar o mercado você pode mensurar as interações e nível de interesse com esses novos conteúdos que você tem promovido;
    • Para analisar a geração de leads, você pode observar o número de novos contatos gerados, e quantos deles estão efetivando compras;
    • Para estender o relacionamento você pode observar novas compras do mesmo cliente na sua empresa.

     Com essa definição é possível analisar o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo e fazer os ajustes necessários.

    Como encaixar o funil de vendas e a produção de conteúdo?

    Lembrando que as fases do funil são:

    1. Atrair
    2. Converter
    3. Vender
    4. Encantar

    Para fazer com que a persona avance mais rápido pela jornada de compra confira algumas sugestões de conteúdo ideal para cada etapa:

    Conteúdo para fase da atração, ou topo de funil

    Como é no topo de funil que ocorre o aprendizado e descoberta, alguns exemplos de conteúdo para esta etapa são blog posts, podcasts e vídeos.

    Tenha em mente que como é um momento em que o público ainda não tem uma intenção de compra definida, seu objetivo deve ser atrair a atenção dele.

    Exemplos:

    • 10 praias para visitar em Maceió
    • Os pontos turísticos mais famosos de Bonito
    • Por que você deveria conhecer o Jalapão
    • Cidades históricas de Minas Gerais fora do roteiro convencional
    • O que você precisa saber para fazer um Cruzeiro
    • Principais roteiros de 15 dias na Europa

    Conteúdo para fase da conversão, ou meio do funil

    No meio do funil, o foco do conteúdo deve ser reconhecimento de problema e consideração da solução.

    Nessa fase é indicada a promoção de iscas digitais em troca do contato do consumidor.

    Para esta fase do funil, boas ideias de conteúdo são: e-books, mapas, planilhas, check lists, etc

    Exemplos:

    • E-book de Guia de passeios da Chapada Diamantina
    • Mapa das principais atrações da Serra Gaúcha
    • Principais orientações de como circular em Ouro Preto e Mariana
    • Planilha de orçamentos de viagens internacionais
    • Guia completo sobre como tirar o visto americano

    Conteúdo para fundo do funil

    Como aqui as pessoas já estão seguras da viagem e precisando organizar meios de hospedagem e passeios, o que você precisa é oferecer informações que as façam se sentir seguras para tomar essa decisão.  

    Aqui o conteúdo deve focar na sua marca e nos produtos ou serviços que oferece. 

    Exemplos:

    • Diferenciais da sua Hospedagem
    • Depoimentos de clientes felizes
    • Página de vendas com detalhes dos passeios que oferece
    • Melhores roteiros da sua empresa
    • Perguntas frequentes dos clientes

    Conteúdo para o pós-venda

    Aqui está uma peculiaridade da atividade turística. Muitas vezes o cliente faz a reserva e pagamento, mas ainda não usufrui do produto. 

    Existe um período em que ele está se preparando para viajar, e normalmente mantém uma alta expectativa sobre a viagem.

    Esse é um bom momento para oferecer opcionais de compras para aumentar o ticket médio da venda, e também orientar seu consumidor para que ele tenha uma experiência melhor.

    Exemplos de conteúdo:

    • Check list do que levar para a Chapada Diamantina
    • Os principais passeios que sua hospedagem oferece
    • Tudo que você precisa saber para preparar seu embarque no Cruzeiro
    • Dúvidas frequentes sobre os procedimentos de alfândega

    E uma outra fase é quando o cliente termina de usufruir seu serviço ou produto. Como a intenção é que o relacionamento não acabe após a primeira compra, é preciso pensar também no pós-venda. Ou seja, na retenção de clientes.

    Exemplos do que você pode oferecer:

    • Bônus e descontos para novas compras e indicações de amigos
    • Incentivos para que ele deixe comentários
    • Novos produtos relacionados

    Esses foram alguns exemplos com a intenção de deixar mais claro os conteúdos que você pode produzir para a estratégia da sua empresa. Cada modelo de negócios pode adaptar conforme seu destino, produtos e serviços que oferecer. 

    4 etapas para executar a estratégia de Marketing de Conteúdo no Turismo

    Após realizada a fase do planejamento, definição dos objetivos e indicadores você precisa ficar atento nas melhores práticas de execução da estratégia.

    Uma estratégia de marketing de conteúdo para turismo para ser executada com excelência tem que observar alguns pontos importantes:

     

    1. Produção do Conteúdo

    Criar conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil e exige investimento de tempo, dedicação e trabalho.

    Alguns dos fatores que devem ser levados em consideração são:

    • Escolha de palavras-chave relevantes para o negócio;
    • Tamanho e formato do conteúdo, nem tão curto que seja raso, nem desnecessariamente longo;
    • De fácil leitura e agradável aos olhos, sem grandes blocos de texto, e com imagens, listas, subtítulos;
    • Revisão ortográfica;
    • Otimização para os motores de busca (SEO). Quanto mais relevante os motores considerarem o seu conteúdo, melhor colocado ele será no ranking.

    Sempre ilustre o conteúdo

    Quando o objetivo é tornar uma viagem mais atrativa é muito importante ter fotos e vídeos ao longo do conteúdo. 

    Com fotos dos pontos turísticos, das acomodações e de todos os detalhes ao longo da viagem que a tornam única, o consumidor passa a querer experimentar a mesma experiência.

    2. Divulgação de Conteúdo

    A estratégia de marketing de conteúdo no turismo não deve ter como único objetivo o rankeamento no Google, pois os resultados dessa estratégia é a longo prazo, e exige que seja bem executada. 

    Uma promoção de conteúdo eficiente influencia diretamente nos resultados da sua estratégia.

    Além de buscar rankeamento nos buscadores também é recomendado:

    • Divulgação em redes sociais
    • Email marketing com entrega diretamente para o usuário

    Tenha frequência nas postagens

    Sempre é preciso ter comprometimento quando o assunto é marketing de conteúdo. Por isso mesmo, é importante ter um roteiro com postagens regulares. Possibilitando que os visitantes de sua página possam ter acesso a diferentes temas, destinos, roteiros de viagens, e conteúdos sempre relevantes.

    Se o objetivo é manter as pessoas realizando visitas frequentes à sua página, ela precisa ser alimentada com bom conteúdo. Portanto, não atrase as postagens ou abandone sua página seja ela uma rede social ou um blog. 

    Mais importante do que uma frequência alta, é a consistência das postagens.

    3. Geração e nutrição de leads

    Uma das maneiras mais efetivas de gerar leads é criando pontos de conversão no seu blog. Esses pontos podem ser formulários, onde o visitante cadastre seu e mail para receber um material rico, ou realizar um contato.

    Além de gerar esses leads, é necessário que eles avancem pela jornada de compra até estarem no ponto de receberem uma oferta.

     

    4. Mensuração dos resultados

    É por meio da mensuração que você vai descobrir o que está funcionando e o que não está, e assim fazer as correções de percurso necessária.

    Uma ferramenta de monitoramento essencial para o seu site é o Google Analytics, pois traz os números por canal de aquisição de tráfego do seu blog — tráfego vindo de email, tráfego vindo do orgânico, tráfego de social.

    Dicas de Ferramentas para sua estratégia de marketing de conteúdo no turismo

    Ferramentas gratuitas que você pode utilizar para pesquisar palavras chave e intenções de busca:

    Ubersuggest

    Google Trends

    Answer the Public

    Planejador de Palavras Chave do Google

    Keyword Tool

    Resumo e recomendações práticas para a estratégia de conteúdo

    • Não faça conteúdo só sobre a empresa, o foco é solucionar os problemas do cliente.
    • Planeje a estratégia e tenha bem definido o retorno que você busca
    • Não deixe de incluir chamadas para ação, estimule o cliente dar o próximo passo.
    • Utilize diversos canais e formatos de conteúdo. 
    • Multiplique o conteúdo. O mesmo conteúdo de artigo pode ser apresentado em vídeo e em pequenos posts nas redes sociais. 
    • Definida um calendário editorial e mantenha consistência.
    • Escolha um responsável da equipe para assumir a estratégia, defina quem vai produzir e/ou contrate terceiros para a função.
    • Defina bem seu nicho e se torne referência naquele assunto;
    • Faça estudos das principais palavras chave para ser posicionado nas ferramentas de busca
    • É importante entender de técnicas de SEO para tirar melhor proveito e turbinar os resultados do seu marketing de conteúdo
    • Marketing de conteúdo é um processo longo, mas são verdadeiros ativos para a reputação da sua marca. 
    • Não dependa só de estratégias de trafego orgânico e posicionamento no Google, isso é mais uma estratégia que você deve atuar, porém vale a pena investir em tráfego pago se você quer acelerar resultados.

    Concluindo

    O marketing de conteúdo possibilita a criação de uma estratégia sólida de longo prazo, e pode complementar estratégias de curto prazo para se relacionar com os clientes que já entram em contato com você e já já estão na sua base. 

    O objetivo de estar melhor rankeado nos buscadores não apresenta resultados imediatos. Por isso mesmo, ao optar por essa estratégia é importante saber bem o que está fazendo, ou contar com profissionais capacitados para promover geração constante de conteúdo.

    O objetivo desse post foi te passar uma visão mais ampla de tudo que você deve saber e considerar sobre essa estratégia. Não há dúvidas de que muitos negócios estão sendo positivamente impactados com a produção de conteúdo e que esse é um formato mais atual de publicidade.

     

    A decisão que você deve tomar é:

    1. Você usa outras estratégias de atração, conversão e retenção de clientes e investe o básico, ou quase nada no marketing de conteúdo;
    2. Você procura se especializar, entender ferramentas, organizar seu calendário editorial, divulgação e monitoramento de resultados traz a estratégia para sua responsabilidade;
    3. Procura uma agência especializada para executar todo esse processo.  

    Se você gostou desse conteúdo, e acha que ele poderia ajudar mais alguém, deixe seu comentário e compartilhe.

    Vamos juntos transformar e qualificar o turismo brasileiro! 

    Outras leituras recomendadas sobre o tema:

    https://rockcontent.com/blog/marketing-de-conteudo/

    https://neilpatel.com/br/o-que-e-marketing-de-conteudo-o-guia-passo-a-passo/

    Thiago

    Cargo

    Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

    Conecte-se nas nossas Redes Sociais

    Google Meu Negócio para Empresas de Turismo

    Google Meu Negócio para Empresas de Turismo

    O Google Meu Negócio para empresas de Turismo é um canal de comunicação gratuito e eficiente que ajuda a empresa a ser encontrada nas pesquisas no Google.

    Saiba aqui a melhor forma de utilizar essa ferramenta!

    %d blogueiros gostam disto: