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Conheça a lista com as principais organizações e associações do turismo e um breve resumo do que elas representam.

Todo setor do país que tem relevância econômica e social contém órgãos que discutem normas, políticas, leis, definem conceitos, fiscalizam e regulamentam. É isso que guia o setor de uma forma geral.

O setor de turismo tem vários segmentos e neles possuem entidades e empresas que ajudam a guiar os negócios, juntam forças para fortalecimento do setor, e tornam mais fácil a comunicação com o governo. 

Algumas entidades também fazem a regulamentação das atividades de forma a manter o setor organizado, e alinha grande parte dos aspectos das atividades de forma nacional.

Preparamos uma lista com as principais entidades e um breve resumo do que elas representam com o intuito de demonstrar sua a importância, e mais do que isso mostrar o quanto se associar a elas é importante para criar e manter a saúde do negócio, e como a integração entre elas pode ser interessante para crescimento do setor em geral.

Organizações e Associações do Turismo Nacional

ABAV – Associação Brasileira das agências de viagens

É uma entidade formada para representar as agências de viagens, de acordo com os interesses dos agentes visando evoluir o setor de turismo

http://www.abav.com.br/

ABRACORP – Associação Brasileira das agências de viagens corporativas

É uma entidade com a meta de qualificar e aprimorar os serviços prestados pela indústria de viagens corporativas e é responsável por cerca de 1/3 da movimentação total de viagens corporativas do país.

https://www.abracorp.org.br/

ABBTUR – Associação Brasileira Bacharel em Turismo

É uma entidade que não serve de conselho profissional, mas se dedica a defender os interesses na categoria, sem executar funções típicas do Estado. A afiliação não equivale a um registro profissional e é facultativa sem validade para comprovar o registro em categoria ou conselho de classe e não é válido para exercício da profissional de turismólogo.

http://www.abbtur.com.br/abbtur/

ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

Essa entidade atua na promoção do código de ética, assim como na organização de padrões de atendimento de Bares e Restaurantes.

https://abrasel.com.br/

ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagens

Entidade cujo objetivo é criar condições para o desenvolvimento do mercado de blog de viagens ocorra de forma ética e transparente. 

https://abbv.net.br/

ABETA – Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura

É uma entidade que reúne empresas que atuam no ecoturismo e turismo de aventura de forma profissional, sustentável e inovadora

http://abeta.tur.br 

ABRESI – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo

É uma entidade que congrega as entidades sindicais e associações vinculadas aos restaurantes, bares e similares, setores ligados ao turismo e a hospedagem.

https://abresi.com.br/ 

ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de viagens corporativas

É uma associação que é a expansão da ABGEV, com atuação no mercado de eventos e viagens corporativas, representando compradores e fornecedores desse setor no Brasil e na América Latina. 

https://alagev.org/

ABGTUR – Associação Brasileira de Guias de Turismo

É uma entidade cujo a finalidade é se fazer cumprir as Leis e normas e valorizar o profissional, estreitando os laços com os demais prestadores de serviços, visitantes e turista em todo Brasil.

www.abgtur.tur.br 

ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis

Uma das entidades mais antigas do Turismo Nacional tem um fonte confiável de dados e informações do setor e busca fortalecer as relações institucionais com os poderes públicos e defendendo os interesses do segmento, busca a valorização das atividades hoteleiras e promove a aproximação e a ampliação de oportunidades de negócios para todos os associados.

http://abih.com.br/

ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

É uma associação que reúne os jornalistas especializados em turismo e vem crescendo usando a representatividade e atuação e tem como objetivo de divulgar o turismo com a colaboração de seus associados e fortalecer o setor usando os meios de comunicação.

https://abrajetnacional.com.br/

ABLA – Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis

Associação de empresas que alugam veículos em todo o Brasil, promovendo o desenvolvimento e a divulgação da atividade para fortalecer o setor.

https://www.abla.com.br/

ABREMAR – Associação Brasileira de Representação de empresas Marítimas

Uma entidade que tem como objetivo atuar na regulamentação, promoção e expansão da atividade econômica marítima no Brasil, apoia política e práticas que promovam um ambiente seguro, saudável e sustentável nos navios de cruzeiro.

https://abremar.com.br/

ABTR – Associação Brasileira de Turismo Rural 

É uma associação que busca desenvolver o turismo rural, o ecoturismo e lutar pela preservação ecológica. Busca divulgar o turismo rural junto às operadoras e agências de turismo nacionais e estrangeiras, órgãos de classe, sindicatos e imprensa. Ela busca defender a preservação da memória rural e museus regionais e estaduais. 

http://www.abtr.com.br/

ADIBRA – Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil

A associação reúne os mais importantes Parques de Diversões do País, com mais de 90 empresas filiadas, que representam cerca de 350 parques e fornecedores de serviços ao setor. A Adibra conta com o reconhecimento de entidades como ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) 

Um dos eixos de trabalhos da associação é continuar atuando frente às esferas do governo, órgãos públicos, empresas privadas e todas as demais interfaces necessárias e importantes para o funcionamento dos parques de diversões.

https://www.adibra.com.br 

ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Turismo

A ANPTUR reúne as instituições brasileiras que mantêm Programas de Mestrado e/ou Doutorado em Turismo, Hotelaria, Lazer ou áreas afins, representando os seus interesses, especialmente no que concerne à formulação da política de educação e pesquisa.

https://www.anptur.org.br

BITO – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional 

O propósito da BITO é promover a troca de experiências e ideias; promover um melhor entendimento entre as agências receptivas e as necessidades de negócio e requisitos entre os fornecedores e parceiros comerciais; estabelecer os mais altos e possíveis padrões éticos de negócios e serviços, com alta qualidade entre os seus membros; e representar oficialmente o mercado brasileiro da indústria de viagens de receptivos em todos os fóruns.

http://www.bito.com.br/

BLTA – Brazilian Luxury Travel Association

Fundada em 2008, a Associação Brasileira de Viagens de Luxo (BLTA)  inclui os principais hotéis e operadores turísticos do segmento de luxo do Brasil. A atuação se concentra em apresentar o Brasil contemporâneo de forma inovadora, com autenticidade e sustentabilidade como valores fundamentais.

http://blta.com.br/ 

Brasil Convention & Visitors Bureau

O Brasil Convention & Visitors Bureau é constituída exclusivamente por entidades que atuem como “Convention & Visitors Bureau” no território brasileiro e tem por finalidade promover e representar as suas associadas em todo e qualquer pleito do interesse do segmento de atividade.

Os Conventions Bureau tem como incrementar a economia local, por meio da captação e apoio a eventos nacionais e internacionais, e contribuir para aumentar o fluxo de visitantes de um destino.

https://brasilcvb.com.br/sobre/ 

BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadoras de Turismo

Associação que reúne as mais diversas empresas de operação, agenciamento de viagens e representação de serviços turísticos, foca em valorizar a atuação dos associados em regime de mercado organizado, com liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência.

https://braztoa.com.br/

FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil

Uma associação que reúne algumas das mais importantes redes hoteleiras do país, com o objetivo de desenvolvimento do setor, auxiliando a normatização e sistematização desse segmento do mercado em geral. Atua em 3 Eixos como a representatividade, desenvolvimento e informação.

http://fohb.com.br/

Resorts BrasilAssociação Brasileira de Resorts

A Associação Brasileira de Resorts atua para garantir a qualidade, reunindo os melhores resorts do País e certificando o profissionalismo e a excelência nos serviços e no atendimento. Hoje, a Associação Brasileira de Resorts conta em seu quadro associativo com 55 dos mais importantes resorts do Brasil.

https://www.resortsbrasil.com.br/

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Entidade sem fins lucrativos, fundada em 2003 pelos principais Parques Temáticos e Atrações Turísticas do Brasil, com a principal finalidade de defender os interesses do setor.

https://sindepat.com.br/ 

SNEA – Sindicato Nacional Empresas Aeroviárias

O Sindicato é um órgão representativo do segmento econômico das empresas aeroviárias. Representa os interesses coletivos das empresas associadas. 

http://www.snea.com.br/

UNEDESTINOS – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos

A Unedestinos é uma organização não governamental de direito privado formada por entidades mista, pública e privada, especializada na promoção de destinos, pesquisas, geração de conteúdo, programas de capacitação, apoio e captação de eventos em geral.

https://www.unedestinos.com.br/ 

Organizações Governamentais do Turismo

ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

É uma reguladora federal com a responsabilidade de normatizar e supervisionar a atividade de aviação civil. Garantindo a segurança técnica do setor e alinhamento dos aspectos econômicos

https://www.anac.gov.br/ 

CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é uma entidade sindical que representa os direitos e interesses dos quase cinco milhões de empreendedores do comércio brasileiro.

http://www.cnc.org.br/

FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação

A FBHA é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas.

Entidade sindical de grau superior, com base em todo território nacional, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

http://www.fbha.com.br/

MTUR – Ministério do Turismo 

É o Ministério Brasileiro que tem como objetivo de desenvolver o turismo como atividade sustentável, gerando empregos e fazendo a inclusão social, faz a condução de políticas públicas com um modelo de gestão descentralizado, orientado pelo pensamento estratégico.

http://www.turismo.gov.br/

Organizações e Associações do Turismo Internacional

Considere o fato de que o mundo está cada vez mais globalizado, com relações rápidas e velozes com a internet, e que o Brasil ainda tem atuação tímida no movimento do turismo internacional. 

Observar como as organizações e associações do turismo internacional se portam, o que divulgam e os conteúdos que produzem podem proporcionar valiosos insights, e até mesmo oportunidades de contatos.

Fique atento aos conteúdos que mais se relacionam com o seu setor do cenário internacional.

Conheça algumas das principais organizações e associações do turismo internacional:

ATTA – Adventure Travel Trade Association

Essa associação atende mais de 1000 membros de todo o mundo, com foco exclusivo em operadores turísticos no setor de viagens de aventura.

https://www.adventuretravel.biz/ 

ASTA – American Society of Travel Advisors 

A ASTA fornece recursos, eventos e oportunidades de networking, além de pesquisar e defender a indústria. A oferece programas de treinamento e um sistema de verificação para ajudar as empresas a crescer.

https://asta.org/ 

Cruise Lines International Association

A associação é a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo, com representação na América do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Austrália

https://cruising.org/ 

ETOA – European Tour Operators Association

A principal associação comercial da Europa para operações de turismo e fornecedores com sede na Europa. 

https://www.etoa.org/ 

ENAT – European Network for Accessible Tourism 

A Rede Europeia para o turismo acessível visa ajudar os operadores nesta área a compartilhar e aprender uns com os outros, bem como a colaborar para garantir que o turismo continue a se tornar mais acessível. 

https://www.accessibletourism.org/ 

Faith Travel Association

A Faith Travel Association atende ao mercado de viagens baseadas na fé, ajudando operadores de turismo, agentes de viagens, destinos e fornecedores de viagens a oferecer a seus clientes viagens que envolve tanto o espírito quanto o corpo.

https://ntaonline.com/markets/faith-travel-association/ 

GSTC – Global Sustainable Tourism Council

O Conselho Global de Turismo Sustentável contribui para o estabelecimento e o gerenciamento de padrões globais de turismo sustentável, fornece certificação para operadoras de turismo e muitos recursos valiosos quando se trata de investir em turismo sustentável. Sua conferência global reúne profissionais do setor de vários setores, para discutir os principais desafios e oportunidades do turismo sustentável.

 https://www.gstcouncil.org/

IATA – International Air Transport Association

É uma organização internacional de linhas aéreas, faz o alinhamento entre as empresas quanto a segurança, eficiência e economia, e representa a indústria de linhas aéreas. Ajuda a simplificar processos e tornar o serviço mais acessível para passageiros com a redução de custos e melhorando a eficiência.

https://www.iata.org/

IGLTA

Uma rede dedicada a educar os viajantes LGBTQ e conectá-los a empresas que apoiam suas viagens.

https://www.iglta.org/ 

LATA – Latin America Tourism Association 

Com o objetivo de promover e estimular o crescimento da indústria do turismo na América Latina, a LATA tornou-se a voz oficial no Reino Unido para Viagens e Turismo da América Latina. 

https://www.lata.travel/ 

Pure Life Experience

A Pure Life Experiences é uma das comunidades líderes do mundo por promover viagens experiências selecionadas.

https://purelifeexperiences.com/ 

PATA – Pacific Asia Travel Association 

O PATA trabalha com operadores turísticos, empresas de hospitalidade, companhias aéreas e organizações governamentais para aumentar o crescimento sustentável e melhorar a qualidade do turismo dentro e fora da Ásia-Pacífico.

https://www.pata.org/ 

Signature Travel Network

Uma cooperativa para profissionais de viagens. A Signature Travel Network se esforça para ajudar as operadoras de turismo a impulsionar as vendas, aumentar seus negócios e promover sua marca.

https://www.signaturetravelnetwork.com/ 

SYTA – Student & Youth Travel Association

O SYTA é focada nas viagens de estudantes e jovens, e tem uma comunidade mundial de profissionais de viagens focada nesse segmento

https://syta.org/ 

Traveller Made 

O Traveler Made é uma comunidade de designers de viagens de luxo para promover suas ofertas a novos clientes em potencial. 

 http://www.travellermade.com/

UNWTO – Organização Mundial do Turismo

É a principal organização internacional na área de turismo que tem um intuito o desenvolvimento e a promoção. Funciona como um fórum global para questões de políticas turísticas e é uma fonte de conhecimento prático sobre o turismo e presta uma atenção especial aos países em desenvolvimento.

https://www.unwto.org/

Virtuoso 

Virtuoso é uma rede de luxo, conectando viajantes aos melhores consultores de viagens do mundo. Com um portfólio de mais de 17.500 consultores, o Virtuoso está bem estabelecido como o destino dos viajantes que procuram viagens de luxo.

https://www.virtuoso.com/ 

Wellness Tourism Association (WTA) 

Embora o turismo de bem-estar não seja uma indústria nova, está crescendo, e a Associação de Turismo de Bem-Estar visa promover, apoiar e regular essa indústria. 

https://www.wellnesstourismassociation.org/

Classificando as Organizações e Associações do Turismo

As principais Organizações e Associações do Turismo listados e resumidos estão dispostos em 3 categorias:

  • Relações trabalhistas do Turismo: São os sindicatos, Federação Sindical e Confederação sindical;
  • Debates de interesses do Turismo: Associações e fóruns;
  • Normativos e Regulatórios do Turismo: Ministério e agências reguladoras;

Relações trabalhistas

Os sindicatos são essenciais na defesa dos interesses dos seus associados seja empregados ou empregadores. Os sindicatos podem ser agrupados e com isso há um alinhamento maior entre as mesmas atividades, atividades similares, ou atividades conexas do setor.

Esse agrupamento se chama Federação. 

As federações também podem ser agrupadas e se tornam Confederações.

 

Debates de Interesses

Se por um lado as associações têm como o objetivo defender os interesses em comum em um determinado setor ou segmento e debater questões, os fóruns além de debater questões podendo surgir novos interesses, fazem a troca de experiência onde cada indivíduo colabora com sua vivência.

 

Normativos e Regulatórios

Se por um lado o ministério cria e implementa políticas e elabora normas para o setor, as agências regulatórias regulamentam e fiscalizam. 

É essencial para organização de um setor que haja normas, políticas, regulação e fiscalização, além de garantir outros aspectos como a segurança técnica e alinhamento dos aspectos econômicos.

Integração entre Organizações e Associações do Turismo

Se pensarmos nos seguintes aspectos dos negócios:  

  • As relações de trabalho devem estar protegidas e dentro da lei, 
  • O empresário e os trabalhadores têm que estar constantemente atualizados no setor de Turismo para que não percam oportunidades ou fiquem defasados, 
  • As empresas dos mais diversos segmentos dentro do turismo, tem que estar dentro das normas, políticas e leis existentes para o setor para que não corra o risco de perder o negócio ou perder oportunidades de novos negócios. 

Estar atento a todos esses aspectos é um fator a mais que pode possibilitar o sucesso dos negócios.

As relações de trabalho estarem protegidas e dentro da lei são objetivos dos sindicatos e traz vantagens para ambas as partes: empregado e empregador.

Empresários e trabalhadores devem estar atualizados e alinhados com o mercado. Duas formas de conquistar esses dois atributos é filiar a associações e participação e/ou criação de fóruns

A empresa tem que estar dentro das normas, legislação e políticas definidas e para isso tem que estar antenado ao ministério do turismo e caso haja necessidade será fiscalizado por alguma agência reguladora do segmento de turismo que está atuando.

Para ter um acompanhamento completo dessas 3 frentes citadas como: respaldo trabalhista, defesa de interesses e regulatório/normativo, seria ideal que cada segmento do setor tivesse seu sindicato, sua associação e fóruns do setor e órgão regulamentação.

Mesmo que não haja uma integração explícita entre os mais diversos órgãos, as empresas podem buscar a fazer essa associação integrada por conta própria e garantir suprimento de informações em todo ciclo do negócio no setor de turismo.

A chance de atuar de forma errada, se tornar obsoleto e perder oportunidades é menor quando o empresário usa todos os recursos de informação que tem ao seu dispor.

Como Organizações e Associações do Turismo podem se comunicar e traçar ações em conjunto?

Essas associações e organizações agregam grande parte das principais empresas de cada segmento, e uma melhor organização e comunicação para traçar ações em conjunto seria de grande relevância para a retomada do Turismo Brasileiro pós crise do Coronavírus.

O turismo é uma grande cadeia e uma melhor integração se faz fundamental para um desenvolvimento mais acelerado.

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