fbpx
Escolha uma Página

Conheça a lista com as principais organizações e associações do turismo e um breve resumo do que elas representam.

Todo setor do país que tem relevância econômica e social contém órgãos que discutem normas, políticas, leis, definem conceitos, fiscalizam e regulamentam. É isso que guia o setor de uma forma geral.

O setor de turismo tem vários segmentos e neles possuem entidades e empresas que ajudam a guiar os negócios, juntam forças para fortalecimento do setor, e tornam mais fácil a comunicação com o governo. 

Algumas entidades também fazem a regulamentação das atividades de forma a manter o setor organizado, e alinha grande parte dos aspectos das atividades de forma nacional.

Preparamos uma lista com as principais entidades e um breve resumo do que elas representam com o intuito de demonstrar sua a importância, e mais do que isso mostrar o quanto se associar a elas é importante para criar e manter a saúde do negócio, e como a integração entre elas pode ser interessante para crescimento do setor em geral.

Organizações e Associações do Turismo Nacional

ABAV – Associação Brasileira das agências de viagens

É uma entidade formada para representar as agências de viagens, de acordo com os interesses dos agentes visando evoluir o setor de turismo

http://www.abav.com.br/

ABRACORP – Associação Brasileira das agências de viagens corporativas

É uma entidade com a meta de qualificar e aprimorar os serviços prestados pela indústria de viagens corporativas e é responsável por cerca de 1/3 da movimentação total de viagens corporativas do país.

https://www.abracorp.org.br/

ABBTUR – Associação Brasileira Bacharel em Turismo

É uma entidade que não serve de conselho profissional, mas se dedica a defender os interesses na categoria, sem executar funções típicas do Estado. A afiliação não equivale a um registro profissional e é facultativa sem validade para comprovar o registro em categoria ou conselho de classe e não é válido para exercício da profissional de turismólogo.

http://www.abbtur.com.br/abbtur/

ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

Essa entidade atua na promoção do código de ética, assim como na organização de padrões de atendimento de Bares e Restaurantes.

https://abrasel.com.br/

ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagens

Entidade cujo objetivo é criar condições para o desenvolvimento do mercado de blog de viagens ocorra de forma ética e transparente. 

https://abbv.net.br/

ABETA – Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura

É uma entidade que reúne empresas que atuam no ecoturismo e turismo de aventura de forma profissional, sustentável e inovadora

http://abeta.tur.br 

ABRESI – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo

É uma entidade que congrega as entidades sindicais e associações vinculadas aos restaurantes, bares e similares, setores ligados ao turismo e a hospedagem.

https://abresi.com.br/ 

ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de viagens corporativas

É uma associação que é a expansão da ABGEV, com atuação no mercado de eventos e viagens corporativas, representando compradores e fornecedores desse setor no Brasil e na América Latina. 

https://alagev.org/

ABGTUR – Associação Brasileira de Guias de Turismo

É uma entidade cujo a finalidade é se fazer cumprir as Leis e normas e valorizar o profissional, estreitando os laços com os demais prestadores de serviços, visitantes e turista em todo Brasil.

www.abgtur.tur.br 

ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis

Uma das entidades mais antigas do Turismo Nacional tem um fonte confiável de dados e informações do setor e busca fortalecer as relações institucionais com os poderes públicos e defendendo os interesses do segmento, busca a valorização das atividades hoteleiras e promove a aproximação e a ampliação de oportunidades de negócios para todos os associados.

http://abih.com.br/

ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

É uma associação que reúne os jornalistas especializados em turismo e vem crescendo usando a representatividade e atuação e tem como objetivo de divulgar o turismo com a colaboração de seus associados e fortalecer o setor usando os meios de comunicação.

https://abrajetnacional.com.br/

ABLA – Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis

Associação de empresas que alugam veículos em todo o Brasil, promovendo o desenvolvimento e a divulgação da atividade para fortalecer o setor.

https://www.abla.com.br/

ABREMAR – Associação Brasileira de Representação de empresas Marítimas

Uma entidade que tem como objetivo atuar na regulamentação, promoção e expansão da atividade econômica marítima no Brasil, apoia política e práticas que promovam um ambiente seguro, saudável e sustentável nos navios de cruzeiro.

https://abremar.com.br/

ABTR – Associação Brasileira de Turismo Rural 

É uma associação que busca desenvolver o turismo rural, o ecoturismo e lutar pela preservação ecológica. Busca divulgar o turismo rural junto às operadoras e agências de turismo nacionais e estrangeiras, órgãos de classe, sindicatos e imprensa. Ela busca defender a preservação da memória rural e museus regionais e estaduais. 

http://www.abtr.com.br/

ADIBRA – Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil

A associação reúne os mais importantes Parques de Diversões do País, com mais de 90 empresas filiadas, que representam cerca de 350 parques e fornecedores de serviços ao setor. A Adibra conta com o reconhecimento de entidades como ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) 

Um dos eixos de trabalhos da associação é continuar atuando frente às esferas do governo, órgãos públicos, empresas privadas e todas as demais interfaces necessárias e importantes para o funcionamento dos parques de diversões.

https://www.adibra.com.br 

ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Turismo

A ANPTUR reúne as instituições brasileiras que mantêm Programas de Mestrado e/ou Doutorado em Turismo, Hotelaria, Lazer ou áreas afins, representando os seus interesses, especialmente no que concerne à formulação da política de educação e pesquisa.

https://www.anptur.org.br

BITO – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional 

O propósito da BITO é promover a troca de experiências e ideias; promover um melhor entendimento entre as agências receptivas e as necessidades de negócio e requisitos entre os fornecedores e parceiros comerciais; estabelecer os mais altos e possíveis padrões éticos de negócios e serviços, com alta qualidade entre os seus membros; e representar oficialmente o mercado brasileiro da indústria de viagens de receptivos em todos os fóruns.

http://www.bito.com.br/

BLTA – Brazilian Luxury Travel Association

Fundada em 2008, a Associação Brasileira de Viagens de Luxo (BLTA)  inclui os principais hotéis e operadores turísticos do segmento de luxo do Brasil. A atuação se concentra em apresentar o Brasil contemporâneo de forma inovadora, com autenticidade e sustentabilidade como valores fundamentais.

http://blta.com.br/ 

Brasil Convention & Visitors Bureau

O Brasil Convention & Visitors Bureau é constituída exclusivamente por entidades que atuem como “Convention & Visitors Bureau” no território brasileiro e tem por finalidade promover e representar as suas associadas em todo e qualquer pleito do interesse do segmento de atividade.

Os Conventions Bureau tem como incrementar a economia local, por meio da captação e apoio a eventos nacionais e internacionais, e contribuir para aumentar o fluxo de visitantes de um destino.

https://brasilcvb.com.br/sobre/ 

BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadoras de Turismo

Associação que reúne as mais diversas empresas de operação, agenciamento de viagens e representação de serviços turísticos, foca em valorizar a atuação dos associados em regime de mercado organizado, com liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência.

https://braztoa.com.br/

FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil

Uma associação que reúne algumas das mais importantes redes hoteleiras do país, com o objetivo de desenvolvimento do setor, auxiliando a normatização e sistematização desse segmento do mercado em geral. Atua em 3 Eixos como a representatividade, desenvolvimento e informação.

http://fohb.com.br/

Resorts BrasilAssociação Brasileira de Resorts

A Associação Brasileira de Resorts atua para garantir a qualidade, reunindo os melhores resorts do País e certificando o profissionalismo e a excelência nos serviços e no atendimento. Hoje, a Associação Brasileira de Resorts conta em seu quadro associativo com 55 dos mais importantes resorts do Brasil.

https://www.resortsbrasil.com.br/

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Entidade sem fins lucrativos, fundada em 2003 pelos principais Parques Temáticos e Atrações Turísticas do Brasil, com a principal finalidade de defender os interesses do setor.

https://sindepat.com.br/ 

SNEA – Sindicato Nacional Empresas Aeroviárias

O Sindicato é um órgão representativo do segmento econômico das empresas aeroviárias. Representa os interesses coletivos das empresas associadas. 

http://www.snea.com.br/

UNEDESTINOS – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos

A Unedestinos é uma organização não governamental de direito privado formada por entidades mista, pública e privada, especializada na promoção de destinos, pesquisas, geração de conteúdo, programas de capacitação, apoio e captação de eventos em geral.

https://www.unedestinos.com.br/ 

Organizações Governamentais do Turismo

ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

É uma reguladora federal com a responsabilidade de normatizar e supervisionar a atividade de aviação civil. Garantindo a segurança técnica do setor e alinhamento dos aspectos econômicos

https://www.anac.gov.br/ 

CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é uma entidade sindical que representa os direitos e interesses dos quase cinco milhões de empreendedores do comércio brasileiro.

http://www.cnc.org.br/

FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação

A FBHA é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas.

Entidade sindical de grau superior, com base em todo território nacional, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

http://www.fbha.com.br/

MTUR – Ministério do Turismo 

É o Ministério Brasileiro que tem como objetivo de desenvolver o turismo como atividade sustentável, gerando empregos e fazendo a inclusão social, faz a condução de políticas públicas com um modelo de gestão descentralizado, orientado pelo pensamento estratégico.

http://www.turismo.gov.br/

Organizações e Associações do Turismo Internacional

Considere o fato de que o mundo está cada vez mais globalizado, com relações rápidas e velozes com a internet, e que o Brasil ainda tem atuação tímida no movimento do turismo internacional. 

Observar como as organizações e associações do turismo internacional se portam, o que divulgam e os conteúdos que produzem podem proporcionar valiosos insights, e até mesmo oportunidades de contatos.

Fique atento aos conteúdos que mais se relacionam com o seu setor do cenário internacional.

Conheça algumas das principais organizações e associações do turismo internacional:

ATTA – Adventure Travel Trade Association

Essa associação atende mais de 1000 membros de todo o mundo, com foco exclusivo em operadores turísticos no setor de viagens de aventura.

https://www.adventuretravel.biz/ 

ASTA – American Society of Travel Advisors 

A ASTA fornece recursos, eventos e oportunidades de networking, além de pesquisar e defender a indústria. A oferece programas de treinamento e um sistema de verificação para ajudar as empresas a crescer.

https://asta.org/ 

Cruise Lines International Association

A associação é a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo, com representação na América do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Austrália

https://cruising.org/ 

ETOA – European Tour Operators Association

A principal associação comercial da Europa para operações de turismo e fornecedores com sede na Europa. 

https://www.etoa.org/ 

ENAT – European Network for Accessible Tourism 

A Rede Europeia para o turismo acessível visa ajudar os operadores nesta área a compartilhar e aprender uns com os outros, bem como a colaborar para garantir que o turismo continue a se tornar mais acessível. 

https://www.accessibletourism.org/ 

Faith Travel Association

A Faith Travel Association atende ao mercado de viagens baseadas na fé, ajudando operadores de turismo, agentes de viagens, destinos e fornecedores de viagens a oferecer a seus clientes viagens que envolve tanto o espírito quanto o corpo.

https://ntaonline.com/markets/faith-travel-association/ 

GSTC – Global Sustainable Tourism Council

O Conselho Global de Turismo Sustentável contribui para o estabelecimento e o gerenciamento de padrões globais de turismo sustentável, fornece certificação para operadoras de turismo e muitos recursos valiosos quando se trata de investir em turismo sustentável. Sua conferência global reúne profissionais do setor de vários setores, para discutir os principais desafios e oportunidades do turismo sustentável.

 https://www.gstcouncil.org/

IATA – International Air Transport Association

É uma organização internacional de linhas aéreas, faz o alinhamento entre as empresas quanto a segurança, eficiência e economia, e representa a indústria de linhas aéreas. Ajuda a simplificar processos e tornar o serviço mais acessível para passageiros com a redução de custos e melhorando a eficiência.

https://www.iata.org/

IGLTA

Uma rede dedicada a educar os viajantes LGBTQ e conectá-los a empresas que apoiam suas viagens.

https://www.iglta.org/ 

LATA – Latin America Tourism Association 

Com o objetivo de promover e estimular o crescimento da indústria do turismo na América Latina, a LATA tornou-se a voz oficial no Reino Unido para Viagens e Turismo da América Latina. 

https://www.lata.travel/ 

Pure Life Experience

A Pure Life Experiences é uma das comunidades líderes do mundo por promover viagens experiências selecionadas.

https://purelifeexperiences.com/ 

PATA – Pacific Asia Travel Association 

O PATA trabalha com operadores turísticos, empresas de hospitalidade, companhias aéreas e organizações governamentais para aumentar o crescimento sustentável e melhorar a qualidade do turismo dentro e fora da Ásia-Pacífico.

https://www.pata.org/ 

Signature Travel Network

Uma cooperativa para profissionais de viagens. A Signature Travel Network se esforça para ajudar as operadoras de turismo a impulsionar as vendas, aumentar seus negócios e promover sua marca.

https://www.signaturetravelnetwork.com/ 

SYTA – Student & Youth Travel Association

O SYTA é focada nas viagens de estudantes e jovens, e tem uma comunidade mundial de profissionais de viagens focada nesse segmento

https://syta.org/ 

Traveller Made 

O Traveler Made é uma comunidade de designers de viagens de luxo para promover suas ofertas a novos clientes em potencial. 

 http://www.travellermade.com/

UNWTO – Organização Mundial do Turismo

É a principal organização internacional na área de turismo que tem um intuito o desenvolvimento e a promoção. Funciona como um fórum global para questões de políticas turísticas e é uma fonte de conhecimento prático sobre o turismo e presta uma atenção especial aos países em desenvolvimento.

https://www.unwto.org/

Virtuoso 

Virtuoso é uma rede de luxo, conectando viajantes aos melhores consultores de viagens do mundo. Com um portfólio de mais de 17.500 consultores, o Virtuoso está bem estabelecido como o destino dos viajantes que procuram viagens de luxo.

https://www.virtuoso.com/ 

Wellness Tourism Association (WTA) 

Embora o turismo de bem-estar não seja uma indústria nova, está crescendo, e a Associação de Turismo de Bem-Estar visa promover, apoiar e regular essa indústria. 

https://www.wellnesstourismassociation.org/

Classificando as Organizações e Associações do Turismo

As principais Organizações e Associações do Turismo listados e resumidos estão dispostos em 3 categorias:

  • Relações trabalhistas do Turismo: São os sindicatos, Federação Sindical e Confederação sindical;
  • Debates de interesses do Turismo: Associações e fóruns;
  • Normativos e Regulatórios do Turismo: Ministério e agências reguladoras;

Relações trabalhistas

Os sindicatos são essenciais na defesa dos interesses dos seus associados seja empregados ou empregadores. Os sindicatos podem ser agrupados e com isso há um alinhamento maior entre as mesmas atividades, atividades similares, ou atividades conexas do setor.

Esse agrupamento se chama Federação. 

As federações também podem ser agrupadas e se tornam Confederações.

 

Debates de Interesses

Se por um lado as associações têm como o objetivo defender os interesses em comum em um determinado setor ou segmento e debater questões, os fóruns além de debater questões podendo surgir novos interesses, fazem a troca de experiência onde cada indivíduo colabora com sua vivência.

 

Normativos e Regulatórios

Se por um lado o ministério cria e implementa políticas e elabora normas para o setor, as agências regulatórias regulamentam e fiscalizam. 

É essencial para organização de um setor que haja normas, políticas, regulação e fiscalização, além de garantir outros aspectos como a segurança técnica e alinhamento dos aspectos econômicos.

Integração entre Organizações e Associações do Turismo

Se pensarmos nos seguintes aspectos dos negócios:  

  • As relações de trabalho devem estar protegidas e dentro da lei, 
  • O empresário e os trabalhadores têm que estar constantemente atualizados no setor de Turismo para que não percam oportunidades ou fiquem defasados, 
  • As empresas dos mais diversos segmentos dentro do turismo, tem que estar dentro das normas, políticas e leis existentes para o setor para que não corra o risco de perder o negócio ou perder oportunidades de novos negócios. 

Estar atento a todos esses aspectos é um fator a mais que pode possibilitar o sucesso dos negócios.

As relações de trabalho estarem protegidas e dentro da lei são objetivos dos sindicatos e traz vantagens para ambas as partes: empregado e empregador.

Empresários e trabalhadores devem estar atualizados e alinhados com o mercado. Duas formas de conquistar esses dois atributos é filiar a associações e participação e/ou criação de fóruns

A empresa tem que estar dentro das normas, legislação e políticas definidas e para isso tem que estar antenado ao ministério do turismo e caso haja necessidade será fiscalizado por alguma agência reguladora do segmento de turismo que está atuando.

Para ter um acompanhamento completo dessas 3 frentes citadas como: respaldo trabalhista, defesa de interesses e regulatório/normativo, seria ideal que cada segmento do setor tivesse seu sindicato, sua associação e fóruns do setor e órgão regulamentação.

Mesmo que não haja uma integração explícita entre os mais diversos órgãos, as empresas podem buscar a fazer essa associação integrada por conta própria e garantir suprimento de informações em todo ciclo do negócio no setor de turismo.

A chance de atuar de forma errada, se tornar obsoleto e perder oportunidades é menor quando o empresário usa todos os recursos de informação que tem ao seu dispor.

Como Organizações e Associações do Turismo podem se comunicar e traçar ações em conjunto?

Essas associações e organizações agregam grande parte das principais empresas de cada segmento, e uma melhor organização e comunicação para traçar ações em conjunto seria de grande relevância para a retomada do Turismo Brasileiro pós crise do Coronavírus.

O turismo é uma grande cadeia e uma melhor integração se faz fundamental para um desenvolvimento mais acelerado.

Thiago

Cargo

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Conecte-se nas nossas Redes Sociais

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

%d blogueiros gostam disto: