fbpx
Escolha uma Página

Atualmente, a Transformação Digital no Turismo se tornou um assunto de primeira importância para todos os empreendedores do setor. Afinal, com às mudanças impostas pela pandemia do Coronavirus e o crescimento do mercado online não há mais como negar que já é o presente e um futuro confirmado.

Um dos maiores problemas relacionados a isso é que muitos profissionais ainda não sabem exatamente o que fazer e por onde começar nesse processo.

Aqui serão comentadas algumas questões sobre a Transformação Digital no Turismo para que você seja capaz de implementá-la no seu negócio o mais rapidamente possível.

Confira:

O que é a Transformação Digital?

De forma simples, esse conceito traz a integração da tecnologia digital com os processos das empresas, que precisam se adaptar às novas tecnologias para obterem melhores resultados, maior produtividade, e se manterem competitivas no mercado.

A transformação digital traz a necessidade de repensar processos, modelos de negócios e a experiência de compra e entrega ao cliente por meio das novas tecnologias.

Aqui é preciso deixar claro que quando se fala de novas tecnologias, não necessariamente tem relação somente com Marketing Digital, mas também com a mudança de processos e da estrutura da organização.

Segundo estudo feito por uma das maiores empresas de consultoria empresarial dos Estados Unidos, a Mckinsey foram levantados 22 práticas em 4 dimensões que contribuem para a transformação digital das empresas:

Ainda, o estudo feito chegou a conclusão que as empresas com maior maturidade digital apresentam maior crescimento e melhor desempenho financeiro.

Sendo assim, não há como esperar que um negócio se desenvolva dentro do ambiente digital enquanto mantém uma mentalidade atrasada e totalmente baseada em processos fora do ambiente virtual.

Como a Transformação Digital impacta o Turismo?

O Mercado do Turismo não é uma exceção quando falamos da Transformação Digital. Assim como diversos outros negócios, o setor está sendo profundamente impactado por essa mudança.

Observe que os viajantes buscam, em todas as etapas da sua jornada de compra, soluções personalizadas, agilidade e rapidez nas respostas. 

A oferta de produtos e serviços online transferiu lojas físicas para e commerces que cada vez ganham mais espaço na preferência de compra dos consumidores.

Empresas já nascem completamente no ambiente digital, como é o caso das Agências de Viagem Online, Airbnb, Tripadvisor, etc.

O uso dos celulares representa um grande número de acesso e interações. Com isso, aumenta a necessidade da agilidade nas respostas, pois esse tempo de retorno impacta diretamente na conversão em vendas. 

Hotéis, operadoras, companhias aéreas já utilizam novas tecnologias para agilizar processos, otimizar recursos e oferecer experiências personalizadas aos seus clientes.

Esses são alguns exemplos de como o mercado e às preferências do consumidor vem mudando. As empresas que não se adaptarem a isso perderão cada vez mais espaço e muito provavelmente terão dificuldades para se manterem abertas.

Portanto, entrar no processo de transformação digital não é apenas mais uma das possibilidades de fazer o seu negócio de Turismo crescer, e sim um fator fundamental para a empresa!

Importante saber sobre a Transformação Digital

Existem algumas informações importantes que precisam ficar claras sobre a transformação digital para que seu negócio esteja integrado nesse contexto.

Confira:

A transformação digital não é somente para grandes empresas

Entender isso verdadeiramente é o primeiro passo para que mudanças possam surgir. 

Enquanto houver a crença de que apenas grandes empresas devem fazer isso, o seu negócio nunca vai conseguir dominar o ambiente digital. Pequenos e médios negócios também podem se beneficiar com a implementação de ações e uma cultura que privilegia o digital.

Valorização da experiência do cliente

A transformação digital não é um movimento que está acontecendo somente por conta das mudanças tecnológicas, mas também para melhor satisfazer as necessidades dos clientes modernos, que estão cada vez mais integrados as mídias online.

Segmentar melhor o público, ter uma abordagem mais personalizada para fidelizar essas pessoas, e fazer ofertas bem direcionadas são alguns aspectos que você deve ter em mente.

Sendo assim, se faz necessário conhecer muito bem o seu público, entender suas dificuldades e suas principais necessidades para criar e ajustar estruturas que possam ser adequadas.

Esse processo pode levar algum tempo para se materializar, mas certamente irá gerar bons resultados!

É preciso fazê-la passo a passo

A transformação digital de um negócio não acontece da noite para o dia. Esse tipo de processo costuma levar um certo tempo para acontecer, principalmente porque diversos aspectos precisam ser modificados dentro de uma empresa para que tudo possa dar certo.

De qualquer forma, o primeiro passo que deve ser dado é justamente obter a consciência da mudança, o entendimento a respeito do que deve ser feito, e o alinhamento com às estratégias de longo prazo do negócio.

Foque nas pequenas ações que podem ser realizadas no menor tempo possível. Em seguida. trace novos planos para conseguir ir cada vez mais longe.

Toda a empresa é responsável por esse processo

Muitas empresas acabam tendo a falsa impressão de que apenas o setor de Marketing é responsável pela Transformação Digital. Afinal, é esse setor que fica responsável por toda a comunicação e pelos mais diversos aspectos do negócio no que se diz respeito à atração de vendas por meio da tecnologia.

Contudo, a transformação digital é uma responsabilidade de toda a empresa e precisa de colaboração interna, se não houver uma junção de esforços será muito mais difícil conseguir bons resultados.

Desde o vendedor de uma empresa até o seu proprietário, todos devem fazer o maior esforço possível para conseguir mudar o curso da organização, adaptando-a ao mercado digital.

A orientação de consultores externos pode contribuir e acelerar o processo de transformação digital. 

É preciso ter atitude proativa

Enquanto a sua empresa apenas reagir ao que está acontecendo no resto do mercado ela sempre estará em desvantagem. 

Um dos pontos centrais da transformação digital é justamente ter muita iniciativa e assumir a responsabilidade pela mudança, agregando novas tecnologias, fazendo um uso mais eficiente das redes sociais e iniciando processos que podem impactar a vida dos clientes e o mercado como um todo.

5 erros cometidos pelas empresas de Turismo na Transformação Digital

Veja a seguir 5 erros que são frequentemente cometidos por empresas de turismo em um processo de transformação digital:

1. Comunicação fora de contexto

Não é nada incomum observar empresas que mantém uma comunicação totalmente fora de contexto e sem a menor segmentação.

Em muitos casos os seus clientes estão interessados em uma viagem para alguma praia do Brasil e recebem informações turísticas sobre Paris.

Enviar mensagens que estão fora do contexto e da zona de atenção do seu potencial cliente é na grande maioria das vezes uma demonstração de que sua empresa trata todos da mesma forma.

2. Não ter uma Persona

Sem ter uma Persona fica bem mais difícil que um negócio consiga promover uma maior personalização das ações de comunicação.

Como você já sabe, para que haja uma transformação digital é necessário ter muita atenção para com o público, seus desejos e necessidades. Saber quem é o seu cliente ideal e quais são suas particularidades será fundamental.

Não ter uma Persona definida fará com que todo esse processo seja limitado e muito menos assertivo.

3. Não ter um nicho definido

Outro ponto que precisa ser mencionado aqui diz respeito aos problemas que não ter um nicho definido podem gerar para o seu negócio.

É muito mais difícil abranger todos os segmentos existentes no mercado de uma só vez. A concorrência para fazer isso é tremenda e você precisaria de uma estrutura gigantesca.

Justamente por esse motivo uma das melhores decisões que você pode tomar é escolher um nicho específico e então focar toda a sua atenção nele.

Isso facilitará sua comunicação, vendas e a própria gestão da marca como um todo.

4. Tentar vender o tempo todo

Ficar o tempo todo abordando o cliente somente com comunicações de vendas fará com que você seja ignorado por muita gente. 

Um dos grandes objetivos e vantagens da transformação digital é levar mais valor para os seus clientes, de forma que a venda acaba sendo uma consequência de todo esse processo.

Ao levar isso em consideração toda a sua comunicação seguirá um caminho completamente diferente, que certamente gerará bons frutos.

5. Não utilizar os dados para a tomada de decisões

Muitas empresas acabam se guiando somente por achismos, ações de concorrentes e informações pouco fundamentadas. Elas acreditam que fazendo isso estão no caminho certo e assim conseguirão obter bons resultados.

Contudo, na maioria dos casos isso acaba levando a uma falta de clareza da situação e a um possível caminho de perdas.

Isto acontece devido a ausência de dados, pesquisas e indicadores que comprovem os resultados, o que naturalmente pode indicar que o resultado pode não ser tão verdadeiro quanto se imagina.

Dessa forma, a integração de processos digitais também busca a utilização de dados e indicadores para tomada de decisão.

Como promover a Transformação Digital no seu negócio de Turismo?

Promover uma transformação digital no seu negócio de turismo é algo muito importante e que pode ser colocado em prática rapidamente.

Na verdade, o mais curioso sobre todo esse processo é que a transformação digital exige que você tome apenas alguns passos, que ao se somarem irão criar uma mudança significativa.

Veja como começar:

Comece entendendo perfeitamente o seu cliente

Primeiramente, busque conhecer o máximo possível o seu cliente.

Isso pode ser feito de muitas formas, mas as mais comuns são:

  • Entrevistando clientes atuais;
  • Fazendo uma grande análise de dados;
  • Conversando com prospectos;
  • Estudando padrões do mercado;
  • Contratando empresas especializadas em pesquisas.

Uma vez que tenha toda essa informação, tudo ficará mais fácil. Afinal, todas as ações da sua comunicação e vendas serão pautadas nos desejos dos clientes, o que não somente irá garantir uma eficiência maior da estratégia como também vai torná-la mais barata no longo prazo.

Se esse primeiro passo não for tomado corretamente, todo o resto acabará ficando comprometido.

Invista na mudança de cultura da empresa

Investir na mudança de cultura da empresa é importantíssimo, pois como você já aprendeu aqui, uma transformação digital não depende de apenas um único setor ou estrutura, mas sim de um esforço conjunto de toda a organização.

Para promover esse tipo de mudança da cultura muitas coisas podem ter de mudar no seu negócio, desde processos, metodologias, valores da empresa e assim por diante.

Contudo, todo esse esforço realizado agora certamente pagará o preço no futuro.

Quanto maior for o investimento nessa mudança, mais os funcionários estarão engajados em fazer tudo funcionar.

Incentive os colaboradores a participarem do processo

Os colaboradores são tão responsáveis pelo sucesso de uma organização quanto o próprio dono da empresa e muitas vezes é quem tem a maior visão dos processos operacionais da empresa e das percepções dos clientes. Em virtude disso, é recomendado que eles mesmos sejam o pilar central dessa transformação digital.

Promova a atualização dos processos Operacionais

Apesar de as mudanças na comunicação e marketing serem mais evidentes, a melhoria dos processos operacionais podem ajudar a realizar os trabalhos de maneiras mais simples e eficientes.

Alguns pontos para se observar:

  • Melhoria da comunicação interna; 

  • Agilidade no atendimento ao cliente nos canais de contato;

  • Integração de setores e melhor gestão da produtividade;

  • Ferramentas de automação de processos para evitar tarefas repetitivas;

  • Acesso a informações por meio virtual;

Entregue muito valor para os clientes

Se você realmente quer promover uma transformação digital no seu negócio, comece a entregar muito valor para os seus clientes através de assistência e conteúdos ricos que realmente possam ajudar.

Não tenho medo algum de fazer isso. Até porque, tal ação apenas irá aproximar você dos seus clientes, resultando em novos negócios no futuro.

Conclusão

Agora que você já sabe alguns aspectos básicos para promover uma transformação digital no seu negócio de turismo, não perca mais tempo. Coloque seu esforço e isso certamente irá render grandes frutos para o seu negócio!

Você achou esse artigo útil? Compartilhe com alguém que possa se beneficiar dele.

Vamos juntos fazer o turismo mais forte!

Thiago Cruz

Especialista em Gestão de Negócios e Marketing no Turismo

Bacharel em Turismo e Hotelaria com Pós Graduação em Gestão Empresarial, e Guia de Turismo profissional.

Engajado nas melhores praticas da Transformação Digital do Turismo, Gestão, Marketing e Vendas.

Apaixonado por viagens, cultura, música, esportes ao ar livre e montanhismo.

Conecte-se nas nossas Redes Sociais

Isenção de Responsabilidade

Todas as informações contidas nesse Blog são provenientes de pesquisas, estudos, experiências e tem o objetivo de contribuir com informações, insights e sacadas que possam, ou não, ser aplicadas de acordo com cada realidade.

Apesar do esforço para garantir a qualidade das informações, nenhum conteúdo oferece garantias de resultados e não devem ser considerados como verdades absolutas.

Todos os nomes ou referências de marcas, produtos e serviços mencionados são de propriedade de seus respectivos donos.

%d blogueiros gostam disto: