fbpx
Escolha uma Página

O Covid-19 impactou a economia do turismo de uma maneira brutal. Não é difícil dizer que os efeitos provocados pelo Coronavírus serão sentidos por longos meses, prejudicando o seu negócio.

Entretanto, você não tem a necessidade de ficar refém da pandemia,  sofrendo ao longo do tempo e simplesmente esperando uma possível “normalidade”. Afinal, existem diversas formas de aproveitar a Crise que se estabeleceu para preparar o seu negócio prosperar e até mesmo vender mais tours.

Veja abaixo algumas dicas do que fazer para gerir e estruturar seu negócio.

Confira:

Olhe para dentro da sua empresa

Em um momento de crise, sua primeira ação deve ser olhar para dentro da sua empresa. As suas maiores vantagens e os pontos que necessitam de melhorias estão justamente no ambiente que você tem controle.

Embora haja sim uma ameaça externa que afeta seu negócio, ficar esperando  uma solução externa está longe de ser a melhor opção.

Nesse momento é preciso analisar friamente tudo sobre a sua organização, para que assim a empresa se mantenha organizada e com a possibilidade de se manter no mercado.

Faça uma boa análise sobre a situação atual, perspectivas e possíveis caminhos que podem ser seguidos

Primeiramente, faça uma análise sobre a situação atual do seu negócio em todos os aspectos possíveis, seus custos fixos, variáveis, previsão e formas de receita, canais de venda, etc.

Ao fazer essa análise você se dará a oportunidade de conseguir entender de fato o que precisa ser modificado para que tudo continue funcionando bem.

Além disso, é preciso ter uma visão clara das possíveis perspectivas, de forma que existe um norte a ser seguido. Dessa maneira, mesmo durante a crise do Covid-19 você saberá exatamente o que precisa ser feito.

Para se manter atualizado das tendências e saber as notícias de turismo mais relevantes e atuais conheça nesse post algumas das principais fontes de que você deve acompanhar.

Controle cuidadosamente seu Fluxo de Caixa

Você sabe quanto tempo é capaz de sobreviver com a estrutura física e financeira da empresa atualmente?

É essencial que você avalie o tempo de vida disponível para sua empresa caso seu faturamento diminua muito, ou chegue ao zero durante a crise do Coronavírus.

Avalie:

  • Custo mensal do seu negócio, composto pela soma dos custos fixos e variáveis
  • Atual disponibilidade de caixa

Com esses desses dados você terá uma expectativa do potencial de sobrevivência da sua empresa no curto prazo.

Tenha Controle do seu Lucro

O lucro é o resultado da Receita menos as Despesas, e para melhor gerir esse resultado é necessário o controle dessas duas variáveis.

Parece óbvio mas não são todas as empresas que tem o controle do quanto gastam e recebem, e que  conseguem fechar as contas conforme o período para estimar seus resultados.

Avalie a fundo se sua empresa tem esse controle.

Você sabe quanto teve de lucro ou prejuízo no mês passado? ou no ano de 2019?

Trabalhe para reduzir as Despesas

Considere os itens que compõem os gastos do negócio que são realmente necessários:

Despesas Estratégicas

São as que geram valor para o cliente, tem possibilidade de gerar receita, mais vendas, qualidade percebida e vantagem sobre os concorrentes.

Despesas Não Estratégicas

Não te faz vender mais, não agrega valor ao serviço e não melhoram sua gestão e captação de clientes.

Avalie seus gastos e foque em cortar despesas não estratégicas, que não tem contribuído para seus resultados e aperfeiçoamento da sua empresa. Da mesma forma, trabalhe para otimizar os investimentos estratégicos.

 Algumas ações para considerar:

  • Verifique despesas com pessoal, rendimento, desperdícios, energia, equipamentos, escritório, etc.
  • Busque aprimorar e rever constantemente o controle de suas contas
  • Peça sua equipe para propor ideias para diminuir as despesas

Considere reduzir o seu pró-labore

Uma das formas mais simples de conseguir reduzir custos é reduzir o seu pró-labore.

Isto é, você pode cortar uma parte dos seus próprios recebimentos para que sobre mais capital na empresa. É claro que você deve avaliar sua realidade, mas essa é uma forma simples de reduzir custos sem gerar impacto em outras pessoas ou investimentos.

Avalie Renegociar suas dívidas

Vá até aqueles que você deve e tente renegociar as suas dívidas. Todavia, cuide para que isso não aumente ainda mais o valor final e não te comprometa.

Ao fazer isso você consegue ter dinheiro em mãos para investir em outros aspectos do seu negócio, possibilitando assim um crescimento do faturamento.

Otimize os custos em Marketing e Vendas

Se você quer vender mais viagens e tours após a Covid-19, saiba que a sua grande chance de fazer isso é otimizando investimentos no que tange ao campo de Marketing e Vendas. Até porque, estes são os dois setores que juntos têm a responsabilidade de trazer novos clientes.

Aliás, esse é o momento perfeito para que organize esses setores de forma inteligente para que assim eles possam trabalhar com mais assertividade e economia.

Sem dúvida investir no ambiente digital e presença online da sua marca se tornou fundamental para atingir os potenciais consumidores e adequar o seu negócios às novas relações de consumo. 

O resultado disso? Em pouquíssimo tempo você poderá retomar as vendas em uma boa frequência, inclusive aumentando-as ao longo do tempo.

Espaço Físico e Trabalho Remoto

O quanto você realmente precisa do seu espaço físico para desenvolver suas atividades?

Muitas empresas já identificaram e estão incentivando o trabalho remoto como forma de reduzir o contato social entre as pessoas, e também como uma ótima forma de enxugar custos.

Antecipação de recebíveis

Existem diversos clientes que realizaram pagamentos parcelados nas operadoras de cartão, e possíveis revendedores que fazem pagamentos faturados. 

Avalie antecipar recebíveis para que você consiga se capitalizar nesse momento, fazendo assim os investimentos adequados e mantendo a “casa” em ordem.

Considere flexibilizar o recebimento dos futuros clientes

Avalie que nesse no cenário de crise e baixa da economia os consumidores em geral também estão com menor poder de compra. Uma das possíveis formas de aumentar suas vendas é flexibilizar o pagamento para os novos clientes.

Isto é, você pode permitir que eles paguem valores menores, parcele em mais vezes ou até mesmo tenham isenção de alguns valores nesse momento. Essa é uma alternativa para que você consiga trazer novos clientes e manter o fluxo de caixa do seu negócio.

Embora possa haver o impulso de neste momento aumentar os preços, considere facilitar todo o processo de contratação para os seus clientes.

Desenvolvendo as estratégias de vendas

Aqui vamos falar sobre estratégias de vendas no pós-crise. Sem sombra de dúvidas será necessário apostar em diferentes formas de vendas para ampliar seu faturamento.

Veja alguns pontos para você considerar:

Trace planos para aumentar as Receitas

Basicamente as formas de aumentar a receita da sua empresa são:

  1. Aumentando o preço dos produtos
  2. Vendendo mais vezes para o mesmo cliente
  3. O mesmo produto para diferentes públicos
  4. Criar uma demanda que você nunca atendeu

Reflita sobre as questões:

  • O que você pode fazer para trabalhar nesses pontos?
  • Qual público enxerga ou pode enxergar valor no produto ou serviço que entrego atualmente?
  • Quais outros produtos ou serviços sou capaz de entregar para agregar valor ao cliente?

Liste de 5 a 10 ações que você pode trabalhar para alcançar esses resultados. Trabalhe junto com sua equipe, peça opiniões de parceiros, com certeza boas ideias vão surgir.

Agregue valor ao seu serviço

Em que você pode melhorar no produto, na sua entrega, na forma como o cliente usufrui e nos benefícios que ele vai ter?

Busque mostrar para o cliente todos os benefícios que ele tem:

  • Informe claramente como você tem se adaptado aos procedimentos sanitários indicados
  • Deixe claro na sua comunicação os benefícios que seu negócio oferece
  • Tenha o Marketing Digital Forte
  • Traga depoimentos de clientes

Converse com seus clientes sobre a remarcação de viagens

Em muitos casos, Tours que foram vendidos anteriormente não poderão ser honrados da forma prometida, afinal, a pandemia impactará diretamente as viagens e demais aspectos.

Nesse momento, é muito importante que você se posicione ao lado do seu cliente, converse com ele e mostre que a sua intenção é apenas ajudá-lo.

Ao fazer isso você garante que ele irá entender toda a situação, além de se sentir mais disposto a fazer negócios com você, pois acabou de ter uma demonstração clara de como a sua empresa se preocupa com ele.

Mantenha um bom atendimento ao cliente

Por mais que o seu negócio seja prejudicado nessa época, não há dúvidas de que muitos clientes ainda estão interessados em viajar quando que possível. 

Mantenha um excelente atendimento ao cliente e busque otimizar esses recursos. Quanto melhor for o seu atendimento mais as pessoas vão se sentir confiantes e querer fazer negócios com você.

Faça com que as pessoas sintam o quanto você se importa com elas e as ajude de todas as maneiras possíveis!

Fortaleça parcerias comerciais

Nesse momento uma das melhores estratégias para conseguir vender mais viagens é apostar nas parcerias com outras empresas e profissionais do setor, tanto de forma física, como online.

Buscando parcerias e colaboração você tem a possibilidade de alcançar outras empresas que certamente estarão dispostas a fortalecer essa parceria também, pois todos precisam se ajudar nesse  momento.

Amplie sua presença Online

Com a aceleração digital do mercado e o momento de crise, uma das melhores estratégias é ampliar a sua presença online o máximo possível.

Isto é, aproveite esse tempo e comece a diversificar suas frentes de atuação, seja fazendo parcerias com outros negócios, criando perfis em redes sociais, desenvolvendo o seu próprio site ou Blog, se colocando dentro de Marketplaces, entre outras oportunidades.

Ao fazer isso você aumenta as chances de captar novos clientes e de certa forma se posiciona muito bem no mercado.

Quando a crise passar, você provavelmente vai ampliar ainda mais o número de vendas, visto que estará se comunicando com clientes nas mais variadas plataformas.

Diferencie-se

Se posicionar de uma forma diferenciada dos seus concorrentes é uma forma de destacar seu negócio, seja na entrega dos serviços, na presença nas redes sociais, no seu atendimento, etc.

Lembre-se de que o seu cliente não costuma ter diversas empresas do seu nicho dominando sua mente o tempo todo. Ele sempre irá lembrar de poucas marcas, e essa empresa precisa ser a sua.

Assuma um posicionamento de liderança dentro do seu mercado e aproveite a oportunidade para crescer ainda mais depois que essa crise passar.

Identifique novas oportunidades

Todas as crises que surgiram até hoje revelaram logo em seguida um grande número de oportunidades para os negócios.

Acredite, com essa crise não será diferente.

Cabe a você conseguir identificar essas oportunidades que irão aparecer e usá-las da maneira mais lucrativa possível para o seu negócio!

Considere novos nichos de mercado, novos canais de venda, estrutura digital da sua empresa, uma forma mais profissional de vender online, entre outras possibilidades.

Venda através de canais alternativos

Para começar, é preciso parar de acreditar que as vendas de Tours devem ser feitas da mesma forma sempre.

Existem dezenas de canais e estratégias que podem ser utilizados e trazer um grande lucro para você. Então a pergunta é: Porquê continuar usando as mesmas táticas?

O primeiro passo é se posicionar nos melhores Marketplaces existentes e, em seguida, desenvolver o seu próprio Blog que será utilizado para a captação de clientes.

Some isso a anúncios, vendas via Whatsapp, investimentos em anúncios nas Redes Sociais  e você terá uma ampla gama de canais que podem ser utilizados.

Quanto mais você investir nesses canais mais clientes irá captar e consequentemente maiores serão as suas vendas.

Invista nos seus antigos clientes

Os seus antigos clientes já lhe conhecem, sabem da qualidade do seu serviço e confiam em você.

Portanto, existe uma grande chance de que eles se sintam mais seguros em fazer negócios com você, mesmo em tempos de crise.

Então, comece a falar com esses clientes novamente e tente negociar novos serviços com preços especiais.

Aliás, é um grande benefício se você mantiver uma base de dados com informações sobre esses clientes, além de um contato constante. Isso facilita muito todo o processo.

Aposte nos Canais de Divulgação Digital

Aposto nos canais digitais para fazer sua divulgação através dos anúncios nas redes sociais, marketing de conteúdo, anúncios no Google, etc.

O importante é que as pessoas saibam sobre a sua empresa, sobre os serviços que ela vende, e sobre as ofertas incríveis que ela possui.

Essa divulgação deve ser feita de forma inteligente, seguindo boas diretrizes. De fato, aqui no Blog você encontrará diversos conteúdos que certamente vão te ajudar nesse aspecto e que valem muito a pena serem conferidos.

Vendas Antecipadas

Seu negócio te permite oferecer um vale compra ou um vale presente para o cliente? 

Essa pode ser uma forma de viabilizar geração de caixa nesse momento com entrega do produto assim que a crise passar.

Fique ligado nas Tendencias do Turismo

Busque se manter informado, com esse cenário de incertezas e mudanças repentinas é importante se manter atualizado, e assim manter os planos atualizados e ter certeza de que está no rumo certo.

Ótimos canais para se informar são as Associações e Instituições do Turismo, e os principais Portais de Notícias de Turismo do setor.

Estimule a Capacitação dos Colaboradores

Atualmente existem uma grande diversidade de cursos online oferecidos pelas mais reconhecidas instituições de ensino do mundo, e por profissionais de grandes resultados em todas as áreas. 

São muitas opções gratuitas e pagas ao alcance.

Prepare-se para o futuro

Não há como negar que a situação atual é crítica e vai mudar às relações com os consumidores por um longo período.

Como esse é um ponto que não depende do seu controle, o melhor que você pode fazer é estruturar seu negócios para que ele se mantenha de pé e crie novas alternativas de renda enquanto aguarda uma retomada gradual.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário aqui embaixo para que possamos te ajudar.

Confira também os outros conteúdos aqui do Blog!

Thiago

Cargo

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Conecte-se nas nossas Redes Sociais

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

%d blogueiros gostam disto: